Tecnologia! Lec@ faz balanço de ações educativas após um ano

O Lec@ – Laboratório de Educação Criativa –, da Secretaria de Educação de Jacareí, fez um balanço das ações realizadas em um ano de funcionamento. Só em utilização e fortalecimento do portal educ@jacarei, foram mais de 80 mil acessos. Foram disponibilizados pelo espaço mais de 3 mil conteúdos pedagógicos, além de entregues 2.525 chromes e 160 mesas digitais nas escolas da rede municipal.

Mais de 400 professores receberam formação, e foram realizados 342 atendimentos de suporte. Outras atividades do Lec@: 120 alunos formados; 200 em curso de Robótica do Sesi; 200 professores estão fazendo o curso do Google para certificações de educação; 200 alunos participam de oficinas de scratch na sala de aula pelo projeto Wash; foram entregues 180 notebooks para a área administrativa; 142 computadores para as escolas; realizadas 96 manutenções de máquina; 81 apoios no auditório; 71 formações de tecnologia; e mais de 10 parcerias de projetos de tecnologia.

Objetivos

O Lec@ fica no Complexo Educacional Paulo Freire (Av. Engenheiro Davi Monteiro Lino, 3595, Jardim Marcondes). Tem como objetivo garantir a excelência no desenvolvimento educacional do município, além de valorizar o profissional da educação, fortalecendo as práticas pedagógicas inovadoras.

O laboratório tem um lounge de espera, com a disponibilização de locais para carregamento de celular, tablet ou outros periféricos, sala de formação, com a disponibilidade de internet wi-fi, chromebooks, projetor e todo o mobiliário necessário.

O espaço conta, ainda, com um estúdio de gravação equipado com câmeras profissionais, tripés, luz, chroma-key e ilha de edição. Do outro lado tem o balcão de atendimento, livros para docentes, espaços de estudos e materiais didáticos e tecnológicos para que os professores tenham acesso, realizem formação e utilizem em sala de aula.

A secretária municipal de Educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino destaca: “Investimos fortemente nas tecnologias, como ferramentas significativas no desenvolvimento da aprendizagem. Instrumentalizar bem os professores é garantir a mão na massa lá no chão da sala de aula”.

Legenda: O Lec@ começou a funcionar no dia 3 de novembro de 2021, para utilização de todos os professores da rede municipal de Jacareí