SUELI MONTENEGRO AHMED

Sueli Montenegro Ahmed, nascida em Jacareí em 05 de maio de 1953, foi uma professora de relevância na cidade, trabalhando e ensinando para milhares de alunos ao longo de sua carreira, em diversas escolas, tanto municipais como estaduais.

Sueli foi formada em Letras pela Universidade do Vale do Paraíba na turma de 1976, mas o primeiro cargo que ocupou foi em 1968, com apenas 15 anos, como monitora do transporte escolar, uma kombi que levava os estudantes para a escola, onde hoje é conhecido o “Instituto Tereza Porto Marques”.

A partir de 1975, começou a carreira, como professora, lecionando em Jacarei como concursada pela rede estadual, em diversas escolas, como a Coronel Carlos Porto e a Benedita Freire, entre outras, até se aposentar em 2016.

Depois de aposentada, a paixão pela educação e a vontade de ajudar o próximo se reuniram, e a professora ainda lecionou em locais de reabilitação de dependentes químicos, voluntariamente, finalizando sua carreira com a docência de projetos, no Sest/Senat de Jacareí.

Sua brilhante carreira foi marcada, por ser sempre reconhecida e relembrada com muito carinho e admiração por todos os seus alunos, que tiveram o prazer de tê-la como professora de Português.

Ensinou não só centenas de crianças, como também milhares de adolescentes, além de adultos em busca da alfabetização.

Sueli era filha de Osvaldo Montenegro e Maria Aparecida do Prado Montenegro. Ela, seus pais, e seus irmãos Silvia Montenegro e Décio Montenegro, foram nascidos e criados em Jacareí. 

Foi casada com Hadel Ahmed, o “Ede Xuxu”, corretor de imóveis, presidente de associações comerciais e candidato a vereador em algumas ocasiões. 

Teve dois filhos, Cristiano Montenegro Ahmed, técnico e responsável pela evolução do basquete em São José dos Campos e de Rafael Montenegro Ahmed, executivo de empresas. Os dois são ex-jogadores de basquete, que representaram e sagraram-se campeões representando a cidade de Jacareí.

Sueli faleceu em 13 de maio de 2022, em decorrência de complicações de saúde.