Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos reúne sociedade civil para diálogo sobre Conselho de Igualdade Racial

Na segunda-feira (21), foi realizada no auditório do Paço Municipal, uma conversa aberta com a sociedade civil organizada, representada por movimentos sociais e entidades, sobre as diretrizes que irão instituir o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – CMPIR, em Jacareí.

Na ocasião, a equipe que compõe a Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos foi apresentada, bem como foram esclarecidos os objetivos dessa nova Subsecretaria, no intuito de promover as políticas públicas necessárias ao enfrentamento das desigualdades raciais no município.

“Neste dia histórico – Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial –, reconhecido mundialmente, que registra nossas lutas por direitos, igualdade e respeito, a Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos realizou este encontro, para dialogar sobre as regras do Edital de Convocação para o Pleito Eleitoral do CMPIR”, destacou a subsecretária Girlaine Dias.

Estatuto da Igualdade Racial

Estiveram presentes cerca de 40 pessoas, representando o movimento negro, entidades culturais e de defesa das mulheres e direitos humanos, além de escolas de samba, grupos de capoeira e religiões de matriz africana. Em consonância com o Estatuto da Igualdade Racial, foram apresentados detalhes do processo eleitoral, que definirão os membros na composição do Conselho, no sentido de dar transparência e participação ativa da sociedade civil.

Para o babalorixá Rodrigo de Yansã, o Pai Rodrigo, do Candomblé, o evento foi muito bom. “Achei de extrema importância esse diálogo aberto, buscando soluções plausíveis para todos os campos. Foi a minha primeira oportunidade de ter um minuto de voz, para enaltecer o quão grande é a intolerância religiosa conosco, de matriz africana”, disse.

Ele complementou dizendo o seguinte: “eu me senti privilegiado em poder representar minha raiz africana, em uma religião milenar, que ainda sofre, em pleno século 21, com tantos ataques. Meu muito obrigado por me dar voz, por eu poder de alguma forma lutar pelos meus ancestrais”, disse.

Conselho Ativo

Já Wagner José da Silva Maria, vice-presidente da Escola de Samba Unidos do Álcool (ESUA), parabenizou a subsecretária “que soube conduzir a reunião com maestria”. Destacou: “espero que esse conselho esteja ativo o mais rápido possível, pois como integrante e vice-presidente da ESUA, quero dizer que sempre estivemos em prol do combate ao racismo e à discriminação racial”.

“Temos a consciência de que a batalha é árdua a se travar, porém, com o Conselho e o apoio das entidades, poderemos, de fato, construir uma sociedade democrática e livre, em que todos tenham sua liberdade, independentemente de suas diferenças, sejam elas quais forem, pois colocaremos o respeito à dignidade humana como a máxima de uma base social igualitária, equitativa e justa”, ressaltou Wagner.

Legenda: Movimentos sociais e entidades participaram de diálogo sobre Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial