Solenidade marca o encerramento e diplomação do ‘Programa Saúde com Agente’, em Jacareí

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na quarta-feira (30), uma cerimônia de diplomação dos formandos do curso de Agente de Saúde e Endemias do ‘Programa Saúde com Agente’, promovido pelo Ministério da Saúde.

O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença dos formandos e seus familiares, além de outros funcionários da Secretaria de Saúde e autoridades do município. Ao todo, 35 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 28 Agentes de Combate às Endemias (ACE) concluíram o curso.

“Todos os formandos estão de parabéns. A dedicação e esforço para concluir o curso mostra o empenho dos nossos profissionais em sempre melhorar o atendimento e orientação aos munícipes”, disse Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

O curso teve carga horária total de 1.275 horas e foi realizado no período de 12 meses, com o objetivo de melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária. Além disso, visa a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas.

Programa Saúde com Agente

Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). É o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato híbrido (metodologia na qual estudantes vivenciam o processo de aprendizagem por meio das modalidades presencial e a distância, de forma integrada) do país.

O programa tem investimento de mais de R$ 388 milhões, e foi criado em atenção às leis que ampliaram as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, objetivando oferecer qualificação técnica para 200 mil agentes de saúde em todo o Brasil.

Legenda: Imagens da cerimônia de diplomação dos formandos do curso de Agente de Saúde e Endemias do ‘Programa Saúde com Agente’