Apoiado pela Fundação Cultural de Jacarehy, o show promete emocionar trazendo canções imortalizadas pela artista que faleceu no começo deste ano
Nesta sexta-feira (11) de agosto, às 19h, o coletivo “Cantautoras do Vale” fará uma homenagem à precursora do rock nacional, Rita Lee com o show: “Saudações, Rita Lee Jones”, na Sala Mário Lago, com entrada gratuita e livre para todos os públicos.
O show apoiado pela Fundação Cultural de Jacarehy traz uma linha do tempo com o legado da artista, passando por suas fases marcantes com Os Mutantes, Tutti Frutti e sua parceira de amor e música com Roberto de Carvalho.
O coletivo tem como objetivo divulgar músicas que foram concebidas por mulheres e incentivar a produção musical feminina.
A Região Metropolitana do Vale do Paraíba é um celeiro da cultura brasileira. Mas muitas vezes, não se evidencia essa característica, sobretudo quando se trata do protagonismo feminino. Por isso, o coletivo Cantautoras do Vale exalta o empoderamento das mulheres por meio de músicas compostas por mulheres.
Segundo a diretora artística e também cantautora Maysa Ohashi, essa é uma oportunidade de agradecer e reverenciar uma artista que abriu caminhos para outras mulheres da música. Rita foi a frente do seu tempo, escancarou tabus de forma inteligente e poética, foi a primeira compositora brasileira a falar sobre o prazer feminino.
E de acordo com a produtora cultural e executiva Cinthia Jardim, que também é uma das cantautoras, o coletivo surgiu da necessidade das mulheres se posicionarem no meio musical. “A ideia é despertar na população do Vale do Paraíba a importância do coletivo feminino entre artistas da região, evidenciando, dessa forma, o lugar da mulher dentro do cenário musical atualmente”, conta.
Afinal, o que é cantautora? – A origem de Cantautora vem da junção das palavras cantora e autora, muito usada na língua portuguesa europeia, mas muito pouco difundida no Brasil, que costuma utilizar o termo cantora-compositora. Cantautoras são artistas musicais que compõem e cantam o próprio material, fornecendo o acompanhamento musical de suas composições. O termo cantautora geralmente indica artistas populares e é comum que as letras das canções tratem de temas sociais, políticos ou cotidianos.
Sobre o coletivo – O coletivo é formado pelas cantoras Maysa Ohashi, Cinthia Jardim, Julie Ramos e Lígia Kamada, que serão acompanhadas pela banda formada por Fernando Pontes na direção musical e teclado, Lucas Andrade na guitarra, Marcelo Mariano no contrabaixo e Binho Pinto na bateria.
Além do show nesta sexta-feira, as Cantautoras irão oferecer a oficina “Vivência Cantautoras”, no dia 23/08, gratuita para mulheres artistas no CEJU, em Jacareí. Onde vão dividir sobre seus processos criativos, temas, inspirações e dificuldades na carreira musical. A roda será aberta para que as mulheres inscritas na vivência possam fazer seus relatos e perguntas. Mais informações serão divulgadas próximo ao evento.
Confira a Programação:
- Data: 11/08 às 19h
- Local: Sala Mário Lago- Rua Barão de Jacareí, 122, Centro, Jacareí/SP
- Entrada Gratuita e Livre para todos os públicos
Legenda: Show em homenagem a Rita Lee / Coletivo Cantautoras / Divulgação
LEIA MAIS
- Vem aí a 12ª Edição da Feira do Bolinho Caipira em Jacareí
- Fundação Cultural divulga a 18ª Mostra de Artes Cênicas de 2024
- 22ª Semana Nacional de Museus
- Início das Audiências Públicas e Consulta Pública da Política Nacional Aldir Blanc em Jacareí
- Cineclube Apresenta: Festival de Curtas Premiados no Corvo de Gesso 2023