Setor de Nutrição capacita profissionais visando melhora na alimentação dos alunos

Visando a melhora da qualidade na alimentação servida aos alunos, o setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou um treinamento para as merendeiras das unidades escolares municipais nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27). O treinamento com as 165 profissionais ocorre a cada seis meses.

Durante o treinamento, as merendeiras foram orientadas por nutricionistas sobre a higiene dos alimentos, do ambiente e das mãos, elaboração de dietas especiais para os alunos que necessitam de alimentação adaptada, conferência de cardápios e outros assuntos relacionados a alimentação escolar.

O treinamento contou com a participação da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e da instituição Humane Society Internacional (HSI) que realizaram demonstrações culinárias sobre como cozinhar a Proteína Texturizada de Soja (PTS) de uma forma adequada e saborosa.

A PTS, conhecida como ‘carne de soja’ está presente no cardápio do município de Jacareí, que adota a campanha ‘Segunda sem carne’, substituindo a carne uma segunda-feira por mês. A campanha foi adotada visando aumentar a variedade de alimentos consumidos pelos alunos e contribuir com o meio ambiente.

De acordo com Sandra Lopes, gerente de políticas públicas da HSI, “a capacitação ajuda os profissionais da cozinha entenderem quais são os benefícios de servir uma alimentação nutritiva e saborosa, além disso, faz com que se sintam dignificados em sua profissão, que é tão importante para o futuro do Brasil, pois estão alimentando o nosso futuro”.

A merendeira Débora de Almeida Dionísio, que trabalha na EMEI Professor José Neves Marino, no bairro Jardim São Paulo, afirmou que é interessante receber o treinamento para tirar dúvidas e aprender coisas novas. “Com nosso trabalho, além de ajudar as crianças a comer de modo saudável na escola, incentivamos os pais a reeducar a alimentação em casa”.

Jornada Pedagógica – O Setor de Nutrição da Secretaria de Educação realizou na quarta-feira (25) a “I Capacitação de Coordenadores sobre atividades de Educação Alimentar e Nutricional”, que contou com a presença de aproximadamente 70 profissionais.

A capacitação teve carga horária de 3 horas e fez parte da programação da Jornada Pedagógica 2018 e das atividades firmadas para o Programa Saúde na Escola (PSE), que é uma parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde.

O objetivo da capacitação foi preparar as unidades escolares para aplicarem atividades com a temática da alimentação e nutrição adequada no currículo escolar. Assim, os alunos criarão autonomia para realizar escolhas alimentares que promovam saúde, garantindo, ainda, um futuro com melhor qualidade de vida.

(Jader Fernandes e Luciana Valadares/PMJ – Foto: Divulgação/PMJ)