Setembro Amarelo! Prefeitura de Jacareí oferece atendimento especializado em saúde mental à população

Escutar áudio do texto

Paciente conta com rede de profissionais do SUS, composta por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e enfermeiros

Atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção ao suicídio são os principais objetivos da campanha Setembro Amarelo. Em Jacareí, a Secretaria de Saúde está realizando uma série de ações com a população ao longo do mês, alertando sobre o tema e oferecendo os serviços de atendimento especializado em saúde mental do SUS (Sistema Único de Saúde).

“O Setembro Amarelo, sem dúvidas, é uma das principais campanhas que realizamos todos os anos. Trata-se de um tema delicado, que muitas pessoas ainda consideram um tabu, mas que precisa ser abordado. Ao longo do mês, nossos profissionais estarão nas unidades de saúde conversando com a população, tirando dúvidas e esclarecendo que temos um serviço específico para esses pacientes. O suicídio é considerado um problema de saúde pública e as pessoas precisam saber que elas têm toda a ajuda necessária no SUS, que elas não estão sozinhas”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

Atendimento Psicossocial em Jacareí

Em Jacareí, as portas de entrada para qualquer pessoa que precise de atendimento psicossocial são as Unidades de Saúde. Cada caso é analisado separadamente e, de acordo com a necessidade, o paciente é encaminhado para tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Rede de Apoio

No CAPS, o paciente conta com uma rede de profissionais do SUS, que acompanha o tratamento da saúde mental, composta por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e enfermeiros. O tratamento envolve toda a equipe do CAPS, respeitando as particularidades de cada paciente.

Setembro Amarelo

O ‘Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio’ é celebrado no dia 10 de setembro, mas a campanha acontece durante todo o ano, por meio das políticas públicas de saúde adotadas pelo SUS. Dentro da campanha também é realizada, anualmente, na semana do dia 15 de setembro, a ‘Semana de Combate e Prevenção à Depressão’.

Números do Suicídio

No Brasil, os registros de suicídio se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média, 38 pessoas cometem suicídio por dia. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que outras doenças, como HIV, malária ou câncer de mama — ou guerras e homicídios. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.

Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde, divulgados pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022, entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos em decorrência do suicídio no Brasil, chegando a 6,6 a cada 100 mil, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, atingindo 1,33 a cada 100 mil.

Legenda: Unidades de Saúde de Jacareí recebem a campanha Setembro Amarelo


LEIA MAIS