Sesc São José dos Campos chega em Jacareí com Circuito Sesc de Artes 2025

Escutar áudio do texto

O Parque da Cidade de Jacareí será um dos palcos da 17ª edição do Circuito Sesc de Artes 2025, no próximo domingo (8), a partir das 16h. O público poderá vivenciar gratuitamente atividades que atravessam diferentes linguagens artísticas e culturais: artes visuais e tecnologias, cinema, circo, dança, literatura, música, teatro, turismo e valorização social.

A iniciativa é do Sesc São Paulo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jacareí, Fundação Cultural de Jacarehy e Sindicatos do Comércio de Bens, Serviços e Turismo locais. A programação valoriza a produção cultural das regiões participantes, com forte presença de artistas e coletivos que atuam fora da capital.

Uma das linhas curatoriais que se fortalece nesta edição, em um movimento realizado nos últimos anos e que agora se consolida, é a quantidade de artistas das regiões atendidas: são 42 grupos de cidades da Grande São Paulo, interior e litoral paulistas, de um total de 76 atrações.

Confira a programação:

Unindo artes visuais e tecnologias, a oficina Bordaboleta, com o Coletivo Meio Fio, convida o público a criar um móbile de borboleta utilizando um pedaço de madeira e técnicas de bordado.

A artista paulistana estimula a imaginação com o compartilhamento das criações. A atividade Micropaisagens, do grupo De Brinks no Rolê, do Vale do Paraíba, propõe a criação de pequenas paisagens para serem observadas por meio de um monóculo. Utilizando técnicas mistas de ilustração, recorte e colagem, os artistas incentivam a observação de miudezas e fragmentos com o auxílio de uma lente de aumento.

O circo é protagonista com o espetáculo Funil, do Circo da Silva, de Campinas (SP). Dez artistas integram o grupo, que combina números de acrobacia, malabares e equilíbrio com a música de uma banda de sopros e percussão. Em literatura, a atividade Recriando Imaginários: um Mergulho na Literatura Indígena se conecta com os povos originários. Com a presença de Ana Kariri, Auritha Tabajara, Cristino Wapichana e Fernanda Kaingang, o público mergulha em narrativas, visões de mundo e saberes ancestrais presentes em contos e poesias.

Em música, a DJ Juliana Gil, artista de Taubaté (SP), transita por ritmos brasileiros, rock, remixes e afrobeat, utilizando tanto vinil quanto formato digital. Sua seleção combina clássicos, raridades e influências culturais, criando uma experiência sonora diversificada.

Em artes cênicas, a peça “Nós, do Barracão Cultural”, de Campinas (SP), mostra uma narrativa que acompanha Mel, uma garota que vive rodeada de borboletas e enfrenta o escárnio dos vizinhos. Ao partir em busca de um lugar onde seus “nós” internos não sejam motivo de estranhamento, ela encontra outra pessoa com questões semelhantes e descobre uma cidade acolhedora.

Serviço:

Jacareí dia 8 de junho (Domingo), das 16h às 20h

Parque da Cidade – Centro (Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino)