Servidores do SAAE assistem a palestras sobre Execução Orçamentária e finanças da autarquia

Escutar áudio do texto
Palestra_Saae_Ete_CR
Cerca de 400 funcionários do SAAE assistem a palestras sobre Execução Orçamentária e finanças da autarquia – Foto: Cristina Reis.

Servidores do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Jacareí estão participando, desde a última sexta-feira (20), de um ciclo de palestras sobre execução orçamentária, ministradas na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Central por diretores da própria autarquia.

Esta já é a segunda fase deste ciclo de palestras. A primeira, dedicada aos diretores e gerentes de setores, funcionários comissionados em geral, foi realizada no início de abril, por iniciativa do presidente do SAAE, Dalton Ferracioli que, diante do sucesso, decidiu ampliar o alcance das palestras, passando a abranger então todos os servidores da autarquia.

Em um primeiro momento da palestra os diretores Carlos José da Silva (Planejamento e Obras) e Alexandre da Rosa (Captação de Recursos) falam sobre as obras do SAAE em execução no município, com ênfase para a obra do Turi, incluída no PAC-1 (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, com investimentos na ordem de R$ 95 milhões; e também sobre obras previstas no PAC-2, que inclui a região oeste da cidade, com investimentos na ordem de R$ 101 milhões.

Na segunda parte da palestra o diretor financeiro José Rafael Teixeira aborda o sistema público orçamentário brasileiro, incluindo questões como a Lei Orçamentária Anual (LOA); despesas obrigatórias e discricionárias; Plano Plurianual (PPA) e tributação, explicando a diferença entre impostos diretos e indiretos, contribuições e taxas. Em seguida o próprio José Rafael ainda fala sobre a situação financeira do SAAE em 2015 e as perspectivas para o fechamento de 2016.

É uma forma que encontramos de oferecer mais transparência aos nossos servidores, no que diz respeito à administração da autarquia”, disse o diretor José Rafael. “É uma novidade levar a todos os funcionários esse tipo de informação que, na iniciativa privada, não chega até o pessoal de chão de fábrica, ficando mais restrita à diretoria mesmo”, completou. “É importante compartilhar esses dados com todos, até para que os funcionários tenham uma visão mais global da autarquia onde trabalham e possam, inclusive, compreender melhor algumas medidas, como as de contenção de despesas, por exemplo”, completou Rafael.

Para que todos os quase 400 funcionários do SAAE pudessem assistir à palestra sem prejuízo do serviço prestado à população, os servidores foram divididos em seis grupos, que assistiram à palestra em datas distintas. Na última sexta-feira (20) foi realizada a primeira palestra do ciclo, para servidores ligados às diretorias comercial, de projeto e obras, finanças, comunicação e do departamento jurídico.

Nesta segunda-feira (23) foi a vez dos funcionários vinculados às diretorias administrativa e socioambiental. Já nesta terça-feira (24), único dia em que a palestra é ministrada no auditório da ECA (Estação de Captação de Água) e não da ETE Central, é a vez do pessoal da diretoria comercial. Os servidores ligados à diretoria de operações, mais numerosos, assistirão à palestra divididos em três grupos, na segunda (30), na terça (31) e na quinta-feira (2) da próxima semana.

O auxiliar de serviços gerais Carlos Moreira assistiu à palestra na manhã de segunda-feira (23) e disse que gostou e achou muito interessante. “É bom estar por dentro deste tipo de informação no nosso ambiente de trabalho”, disse. “E tem informações e dicas que foram passadas aqui que também servem perfeitamente para o orçamento doméstico”, completou Carlos, acrescentando que nos 15 anos em que trabalha no SAAE foi a primeira vez que presenciou uma iniciativa como essa.

(Assessoria de Comunicação / SAAE de Jacareí)