Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências

Escutar áudio do texto
Serviços Oferecidos O plantão de sobreaviso e calamidades e emergências atende os munícipes e migrantes, ofertando a cada um deles em suas especificidades o que o município tem de ofertas. Com atendimentos sociais qualificado, entendimento da demanda e ofertas de benefícios eventuais, cabíveis a cada situação. Para migrantes, pessoas em situação de rua é ofertado a casa de passagem, para pernoites, alimentação e banho, de acordo com o olhar técnico da plantonista, repasses de Passagens (São Paulo, Campinas, Mogi das Cruzes, São José dos Campos ou o Vale transporte urbano do município) para seguirem seus destinos, e/ou seus encaminhamentos devidos. Em casos de calamidades, a plantonista atua in loco, identificando a demanda e as necessidades de cada família, e dentro das ofertas do município, são repassados os benefícios (cesta básica, colchões, produtos de limpeza) e encaminhamentos necessários.
Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço Para acessar este serviço é necessário que o usuário esteja em alguma situação/ocorrência, fora do horário de funcionamento dos serviços da assistência, na qual a plantonista, que atenderá das 17h as 08h do dia seguinte, sendo acionada pela Defesa Civil, Casa de passagem, Guarda Municipal, Funerária conveniada, e ou DPSE
Etapas para processamento do serviço Sempre que a plantonista recebe o acionamento dos serviços, é realizado o atendimento do usuário, identificando a demanda e tomando as devidas providências cabíveis ao serviço da Assistência Social.
Prazo máximo para a prestação do serviço Quando a plantonista é acionada, tem-se o tempo de resposta de 40 minutos para chegar até o local e o serviço ser realizado.
Forma de prestação de serviço Este serviço é prestado através de atendimento Social, e oferta de benefícios eventuais.
Locais e formas para o usuário se manifestar sobre a prestação do serviço Para que o usuário possa se manifestar sobre o serviço prestado, o mesmo deve-se encaminhar até a ouvidoria do município
Prioridades de atendimento Como o serviço é emergencial, não se tem um critério de prioridade, caso tenha mais de uma ocorrência, será lavado em consideração a mais urgente e agravante: crianças e adolescentes envolvidos, mulheres vitimas de violência doméstica, etc.
Previsão de tempo de espera para atendimento 40 minutos
Mecanismos de comunicação com o usuário Os mecanismos de comunicação com o usuário é via serviços que acionam o plantão. Em casos excepcionais, o técnico utiliza o telefone institucional para se comunicar diretamente com o usuário.
Procedimentos pra receber e responder as manifestações Para responder as manifestações, esta supervisão é chamada para esclarecer os fatos para a diretora desta pasta, em seguida, a diretora elabora a resposta, juntamente com a supervisão.
Mecanismos para o usuário consultar o andamento do serviço Para que o usuário possa consultar o atendimento do serviço, é necessário fazer a solicitação junto com o AtendeBem do município e solicitar cópia do seu prontuário ou relatório informativo do atendimento realizado.