Secretaria da Saúde

Ouvidoria da Saúde

Canal de acesso para que os munícipes possam se  Manifestações através  :- solicitações de atendimentos, Reclamações, Informações, Elogios , Sugestões e ou Denuncia

Está manifestação pode ocorrer via Presencial, por Telefone ( contendo no momento 3 ramais) e por email (ouvidoria.saú[email protected])

Documentos: RG e ou CPF 

O prazo para resposta das Manifestações é de 20 dias, podendo de necessário se prorrogado para 30 dias.”

 

 Equipamentos na cidade

 

Jacareí dispõe de uma Rede de Assistência à Saúde composta pelos três níveis de atenção à saúde: atenção primária ou básica; atenção secundária ou especializada; atenção terciária e urgência e emergência.

Na Atenção Primária à Saúde, existem 18 UBS (Unidades Básicas de Saúde), distribuídas pelo município, das quais 16 estão sob a Estratégia de Saúde da Família, contando com médicos generalistas e uma equipe multidisciplinar integrada por, enfermeiros, dentistas, psicólogos e agentes comunitários de saúde.

O objetivo é oferecer cuidados em saúde no território de abrangência de acordo com a lógica indivíduo, família e comunidade. As outras duas unidades básicas seguem o modelo tradicional, oferecendo cuidados na própria unidade, com atendimento fragmentado por especialidade: clínica médica, pediatria e ginecologia. Sendo assim, nesses casos, não acontece a gestão plena do território de abrangência.

A atenção básica possui sete equipes do NASF (NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA) composta por educador físico, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional. Tais equipes fazem ações junto à população em diversos territórios do município, apoiando a integração do cuidado nas unidades básicas com modelo tradicional.

Jacareí conta ainda com a política pública denominada “Consultório na Rua“, em que as equipes fazem ações junto a pessoas em situação de rua.

Já “O melhor em casa” é um programa que segue as diretrizes do Ministério da Saúde para oferecer cuidado domiciliar específico, como fornecimento de oxigênio, fisioterapia, nutricionista e avaliação médica, principalmente para pacientes desospitalizados.

Possui ainda quatro unidades de Pronto Atendimento 12 horas, situadas em quatro regiões diferentes da cidade.

O município tem um equipamento de ambulatório de especialidades, o SIM (Sistema Integrado de Medicina), no qual há oferta de consultas especializadas médicas e não médicas, bem como exames de diagnóstico. Para serem atendidos neste ambulatório, os pacientes devem ser encaminhados pelo médico da Unidade Básica de sua região, e então são acompanhados pelo tempo necessário, até serem devolvidos para sua unidade de referência.

Ainda dentro das especialidades há um Centro de Imagens, com oferta de exames de apoio ao diagnóstico, um Centro de Reabilitação Física e diagnóstico auditivo, um Centro Oftalmológico, com ofertas de cuidados em oftalmologia. Neste mesmo contexto, há o Centro Especializado Odontológico, com cuidados especializados em saúde bucal como endodontia, periodontia entre outros. Há no município o laboratório municipal que realiza exames laboratoriais clínicos para todas as unidades básicas e especializadas. Os CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) também fazem parte da rede de atendimento SUS. São eles: CAPS II (oferece cuidados a pacientes adultos com transtorno mental grave); CAPS IJ (para crianças e adolescentes ); CAPS AD (para pessoas com dependência de álcool ou de drogas, com uma área destinada à hospitalidade onde os pacientes podem ficar alojados até um período de quinze dias. Os CAPS têm acolhimento durante o período todo em que está aberto, com profissionais preparados para dar a primeira orientação, atendimento psiquiátrico com horário agendado, atendimento psicológico e grupos com variadas atividades.

O sistema municipal ainda conta com duas UPAs, (Unidade de Pronto Atendimento), uma que conta com atendimento de urgência e emergência 24 horas adulto e infantil e a outra tem médico para atendimento 24 hs de urgência e emergência e 12 horas para atendimento pediátrico. Os pacientes graves atendidos na UPA são encaminhados para a Santa Casa de Jacareí, que conta com equipe de ortopedista, cirurgião, pediatra e neurologista de plantão. Este hospital conta com uma UTI de oito leitos adulto e 12 leitos UTI COVID. Faz o atendimento dos casos trazidos pelo SAMU, ambulatório de especialidades cirúrgicas para o diagnóstico e agendamento de procedimentos cirúrgicos eletivos. Possui uma enfermaria de pediatria e enfermaria de clínica médica e cirúrgica. Ainda realiza exames para o município de forma eletiva, como raio-x, tomografia e ultrassonografia.

Em Jacareí, há ainda o Hospital São Francisco, conveniado com o SUS, para casos de oncologia do município, nefrologia incluindo diálise. Nele, está o pronto atendimento obstétrico, de modo que todos os partos SUS do município são realizados ali. Há ainda uma UTI neonatal e UTI pediátrica e adulto que oferta leitos SUS ao município. Esses pacientes são devolvidos às suas unidades após o término dos tratamentos.

 

Todas as unidades básicas possuem uma farmácia municipal e há uma farmácia de Ordem Judicial, de Medicamentos de Alto Custo fornecidos pelo estado e uma farmácia central.