Atenção Primária de Saúde

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SETOR/TELEFONE: Ouvidoria (12) 3955-9600 – Ramais 9771 e 9800

ATRIBUIÇÕES DO SETOR: Atendimento em Atenção Básica, nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades Municipais de Saúde da Família;

MEIOS DE ACESSO AO SERVIÇO: As Unidades Básicas de Saúde do município de Jacareí podem ser acessadas por meio de atendimento programado e demanda espontânea, a depender das necessidades dos usuários.

COMUNICAÇÃO DO USUÁRIO COM O SETOR:

UMSF PARQUE MEIA-LUA
Contato: 3961-3792
[email protected]

UMSF PAGADOR DE ANDRADE
Contato: 3952-2674
[email protected]

UMSF IGARAPÉS
Contato: 3956-3571
[email protected]

UMSF PARQUE IMPERIAL
Contato: 3953-9441
[email protected]

UMSF JARDIM NOVA ESPERANÇA
Contato: 3956-3568
[email protected]

UMSF SÃO SILVESTRE
Contato: 3957-1550
[email protected]

UMSF BANDEIRA BRANCA
Contato: 3953-6536
[email protected]

UMSF JARDIM EMÍLIA
Contato: 3953-9076
[email protected]

ANEXO JARDIM EMÍLIA
Contato: 3951-0370
[email protected]

UMSF PARQUE BRASIL
Contato: 3952-7586
[email protected]

UMSF JARDIM DAS INDÚSTRIAS
Contato: 3958-1199 / 3958-6651
[email protected]

ANEXO JARDIM DAS INDÚSTRIAS
Contato: 3958-1199 / 3958-6651
[email protected]

UMSF RIO COMPRIDO
Contato: 3958-3085
[email protected]

UMSF VILA ZEZÉ
Contato: 3953-5261
[email protected]

UMSF CIDADE SALVADOR/ SAMU
Contato: 3953-4143 / 3952-2049
[email protected]

UMSF JARDIM YOLANDA
Contato: 3965-7367
[email protected]

UMSF SANTO ANTÔNIO DA BOA VISTA
Contato: 3953-5262
[email protected]

UMSF JARDIM DO VALE
Contato: 3953-4140
[email protected]

UBS SANTA CRUZ DOS LÁZAROS
Contato: 3953-5060 / 3956-5311
[email protected]

UBS PARQUE SANTO ANTÔNIO
Contato: 3953-4123 / 3961-6544

 

PRIORIDADES DO ATENDIMENTO: Os atendimentos serão priorizados nas UBSs/UMSFs do município, respeitando as legislações vigentes sobre priorização de atendimento e por meio de priorização, com base em critérios clínicos após avaliação técnica.

PRAZO PREVISTO DE ATENDIMENTO: Considerando a diversidade de serviços ofertados pela UBS/UMSFs do município já apresentados anteriormente, os prazos de prestação do serviço podem variar de acordo com a necessidade do usuário.

 SERVIÇOS OFERECIDOS:

  • Análise epidemiológica a situação de Saúde Local;
  • Realizar territorialização da área de abrangência da UMSF Central;
  • Identificar riscos e vulnerabilidades do território;
  • Atendimentos individuais e coletivos;
  • Realizar atendimentos domiciliares de acordo com os protocolos municipais e caderno de Atenção Domiciliar;
  • Estímulo à adoção de hábitos de vida saudáveis, como alimentação adequada e saudável, práticas corporais e atividades físicas, controle do álcool, tabaco e outras drogas, entre outros;
  • Promoção, aconselhamento e cuidado integral à saúde sexual e reprodutiva: orientação individual e em grupos de métodos contraceptivos e planejamento familiar; gestão de risco; oferta e dispensa de insumos de prevenção e testes rápidos;
  • Oferta de práticas integrativas e complementares no cuidado integral em todos os ciclos de vida;
  • Promoção do envelhecimento ativo e saudável;
  • Atividades de educação e promoção da saúde;
  • Assistência durante a gravidez para a gestante e o parceiro, com utilização da caderneta da gestante;
  • Assistência no período do puerpério;
  • Assistência à mulher em todo o período que envolve a menopausa (antes, durante e após);
  • Orientação individual e em grupo sobre questões de saúde de acordo com a realidade territorial;
  • Realizar campanhas em saúde de acordo com o calendário Municipal, Estadual e Federal;
  • Assistência à saúde da criança, adolescente, adultos e idosos;
  • Aplicação e administração de medicamentos;
  • Aferição, monitoramento de pressão arterial e realização de glicemia capilar;
  • Assistência ao trabalho de parto em casos de urgência / emergência, quando não houver possibilidade de encaminhamento para serviços mais adequados em tempo oportuno;
  • Busca ativa de pacientes que faltam às consultas programadas; e contactantes/parcerias de pessoas com doenças transmissíveis;
  • Retirada de urina da bexiga por meio de sonda;
  • Coleta de exames (urina, fezes, sangue e escarro);
  • Coleta de exame preventivo (rastreamento para neoplasia de colo uterino) e acompanhamento da mulher com diagnóstico de câncer do colo uterino;
  • Rastreamento para neoplasia de mama e acompanhamento da pessoa com diagnóstico de câncer de mama;
  • Cuidados com sondas abdominais, urinárias e respiratórias;
  • Curativos simples e curativos complexos com ou sem coberturas especiais;
  • Tratamento de feridas profundas;
  • Nebulização;
  • Retirada de pontos, com prescrição médica;
  • Atendimento para sangramento no nariz;
  • Tratamento para desidratação;
  • Teste rápido para gravidez;
  • Teste rápido para hepatite B, C, sífilis e HIV;
  • Tratamento de feridas;
  • Identificação e acompanhamento de pessoa idosa vulnerável, em risco de declínio funcional ou frágil (multimorbidades, polifarmácia, internações recentes, incontinência esfincteriana, quedas recorrentes, alteração de marcha e equilíbrio, comprometimento cognitivo, comprometimento sensorial, perda de peso não intencional, dificuldade de mastigação e/ou deglutição, sinais e sintomas de transtornos de humor, insuficiência familiar, isolamento social, suspeitas de violência, grau de dependência para atividades da vida diária) com o estabelecimento de um plano de cuidados adaptado a cada caso;
  • Prevenção, identificação, acolhimento e acompanhamento de situações de violência, preferencialmente em parceria intersetorial com serviços de assistência social e segurança pública;
  • Atendimentos coletivos nas unidades de Saúde da Família ou outros locais cedidos pela comunidade;
  • Elaboração de materiais informativos e educativos e territorialização;
  • Encaminhamento para especialistas quando indicado e com base na avaliação da equipe de Atenção Primária à Saúde;
  • Verificação de temperatura, frequência cardíaca e frequência respiratória.
  • Troca de sonda de cistostomia;
  • Prevenção, busca ativa, e acompanhamento da pessoa com hanseníase;
  • Prevenção, rastreamento de sintomáticos respiratórios, diagnóstico, tratamento e acompanhamento da pessoa com tuberculose (tratamento de primeira linha, tratamento diretamente observado, rastreamento em sintomáticos respiratórios e busca de contatos de pacientes com tuberculose pulmonar);
  • Prevenção, identificação e aconselhamento em relação ao uso abusivo de álcool e outras drogas;
  • Prevenção, identificação, aconselhamento e tratamento em relação ao tabagismo;
  • Prevenção, rastreamento, diagnóstico, tratamento e acompanhamento da pessoa com diagnóstico de sífilis, hepatites virais, outras IST e da pessoa vivendo com HIV, com atenção especial a populações-chave;
  • Rastreamento e identificação de neoplasia de cólon e reto em pessoas entre 50 ou mais;
  • Rastreamento, identificação, manejo e acompanhamento de pessoas com  Diabetes Mellitus;
  • Rastreamento e identificação de risco cardiovascular global (RCVG) visando à realização de escore para estratificação de risco cardiovascular;
  • Identificação, manejo e acompanhamento da pessoa com hipertensão arterial sistêmica (HAS);
  • Manejo e acompanhamento da pessoa com doenças cardiovasculares: doença arterial periférica, doença aterosclerótica, dor torácica, insuficiência cardíaca, palpitações e arritmias crônicas, varizes, síndrome pós-trombótica;
  • Manejo e acompanhamento da pessoa com condições endocrinológicas mais prevalentes: hipotireoidismo, hipertireoidismo, nódulos de tireóide, obesidade e dislipidemia;
  • Manejo de pessoas com parasitoses intestinais;
  • Identificação, manejo e acompanhamento mediante apoio matricial da Atenção Secundária de pessoas com exposições e agravos a doenças negligenciadas, como raiva, doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose (visceral e cutânea), tracoma e malária;
  • Manejo das condições mais prevalentes do aparelho digestivo: dispepsia, refluxo gastroesofágico, alterações de hábito intestinal, gastroenterites, hemorróidas e outras doenças orificiais, dor abdominal, esteatose hepática, alterações laboratoriais hepáticas;
  • Manejo de doenças crônicas respiratórias mais prevalentes: Asma, DPOC, tosse crônica, apneia obstrutiva do sono, dispneia, nódulos pulmonares;
  • Manejo das condições neurológicas mais frequentes: cefaleia, síndromes demenciais, síndrome do túnel do carpo, epilepsia, acidente vascular encefálico, doença de Parkinson, vertigem, paralisia facial;
  • Manejo das condições musculoesqueléticas mais prevalentes: lombalgia, cervicalgia, osteoartrite, dor no ombro, bursite/tendinite, dor no quadril, problemas de mãos/ punhos, dor no joelho, patologias do tornozelo e pé, disfunção temporomandibular (DTM), fibromialgia, osteoporose, gota;
  • Manejo das condições geniturinárias mais prevalentes: doença renal crônica (pacientes renais crônicos não transplantados), infecção urinária, litíase renal, hiperplasia prostática benigna, incontinência urinária;
  • Manejo das condições hematológicas mais prevalentes no âmbito da APS: anemia, anemia falciforme, linfonodomegalia periférica, leucopenia, leucocitose, trombocitopenia, trombocitose;
  • Manejo das condições mais prevalentes em dermatologia: acne, celulites, dermatites, erisipela, escabiose, feridas, furúnculo, herpes simples, herpes zoster, hiperidrose, intertrigo, larva migrans, micoses, miliária, nevos, pediculose, piodermites, doenças das unhas, psoríase, tungíase, urticária, verrugas;
  • Manejo das condições mais prevalentes em oftalmologia: conjuntivite, hordéolo e calázio e blefarite;
  • Manejo das condições mais prevalentes em otorrinolaringologia: vertigem, rinossinusite, otite, hipoacusia, amigdalite bacteriana, obstrução nasal, apneia do sono, labirintopatia, epistaxe;
  • Manejo das condições mais prevalentes em alergia e imunologia: rinite alérgica, eczemas alérgicos, urticária/angioedema, alergia à picada de insetos, alergias alimentares, alergia a medicamentos;
  • Identificação, manejo e acompanhamento da pessoa em situação de sofrimento psíquico e com transtornos mentais mais prevalentes conforme pactuado na Rede de Atenção Psicossocial;
  • Identificação e acompanhamento de pessoas com deficiências físicas e/ou mentais;
  • Identificação e manejo de problemas de crescimento e desenvolvimento na infância e adolescência;
  • Identificação e seguimento pessoas em situação de vulnerabilidade social;
  • Atendimento aos agravos prevalentes nos diversos ciclos de vida;
  • Avaliação da atividade elétrica do coração através de eletrodos fixados na pele conhecido como Eletrocardiograma;
  • Utilização de referência, contrarreferência e ferramentas do apoio matricial como estratégia para o compartilhamento do cuidado com os demais serviços da rede de atenção, bem como os serviços de apoio assistencial, como o Telessaúde;
  • E outras atividades voltadas para a promoção, prevenção, controle de doenças e agravos no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

 

Procedimentos em Saúde Bucal

Acesso à polpa dentária e medicação (por dente) Limpeza e remoção do nervo do dente que se encontra inflamado e colocação de medicação interna. Este procedimento é uma das primeiras fases da realização do tratamento de canal visto que o dente está com muitas bactérias ocasionando uma infecção dentária.
Adaptação de prótese dentária Dentaduras novas costumam trazer algum desconforto ou dor. Quando isso ocorre, é necessário que sejam feitos pequenos ajustes na prótese pelo cirurgião-dentista. Esses ajustes incluem, por exemplo, a remoção ou o alisamento de bordas salientes da prótese.
Aplicação de cariostático Aplicação de substância para controle e paralisação do processo da cárie dental.
Aplicação de selante (por dente) Alguns dentes, principalmente os de trás da boca, possuem uma superfície irregular que muitas vezes pode facilitar o acúmulo de alimentos e dificultar a limpeza, podendo promover o surgimento da cárie. Nesses casos, é feita a aplicação de um material fino (selante) nas superfícies de mastigação dos dentes com o objetivo de proteger essa área de possíveis lesões de cárie.
Atendimento de urgência odontológica na APS São medidas rápidas de atendimento que têm por objetivo aliviar os sintomas dolorosos, infecciosos da cavidade oral e oferecer suporte a pessoas que sofreram traumatismo dentário.
Capeamento pulpar É o tratamento indicado para dentes com lesão de cárie profunda. Neste procedimento, são colocados materiais adequados para se evitar que o dente necessite de tratamento de canal.
Contenção de dentes por esplintagem imobilização dental Procedimento realizado quando da ocorrência de traumas (quedas, brigas, acidentes automobilísticos, domésticos etc.) que ocasionam deslocamentos dentários. É realizada a contenção dos dentes acometidos, estabilizando-os provisoriamente.
Curativo de demora com ou sem preparo biomecânico Restauração provisória e/ou medicação inserida no interior de um dente para diminuir a dor e inflamação e também proteger a cavidade da retenção de restos alimentares.
Curetagem periapical Tratamento cirúrgico de lesões que surgem no osso ao redor das raízes.
Diagnóstico de distúrbio de Articulação Têmporo- Mandibular (ATM) Diagnóstico por meio de exame clínico e exames complementares de possíveis alterações na ATM, que articula a mandíbula a outros ossos do crânio. Bruxismo
Drenagem de abscesso da boca e anexos Quando existe uma infecção no dente ou de outra área da boca, esta pode ocasionar um inchaço da face, acompanhado ou não de dor. Para remover o pus que está causando o inchaço, realiza-se um pequeno corte na área que possibilita a saída do material purulento e melhor tratamento do local.
Exodontia de dente decíduo Remoção cirúrgica de dentes de leite.
Exodontia de dente permanente Remoção cirúrgica de dentes ou de restos de raiz da boca.
Exodontia múltipla com alveoloplastia Remoção cirúrgica de vários dentes em uma mesma sessão, seguida de tratamento no osso remanescente.
Primeira consulta odontológica programática Avaliação das condições gerais de saúde e realização de exame da boca e dentes, com finalidade de diagnóstico e elaboração de um plano de tratamento.
Pulpotomia dentária Tratamento da polpa do dente (composta por nervos, vasos sanguíneos etc.), estrutura que fica na parte interna do dente.
Radiografia interproximal (bite wing)

 

Realização de raio-x (radiografia) dentro da boca para visualizar um grupo de dentes, com o objetivo de ajudar no diagnóstico de cárie entre os dentes.
Radiografia periapical

 

Realização de raio-x (radiografia) dentro da boca para visualizar dentes individualmente ou pequenos grupos deles e o osso ao redor.
Raspagem e alisamento subgengivais por sextante Procedimento que inclui a remoção da placa bacteriana e tártaro que se acumulam embaixo da gengiva (raiz do dente).
Raspagem, alisamento e polimento supragengivais por sextante Procedimento que inclui a remoção da placa bacteriana e tártaro da coroa do dente.
Realização de procedimento estético em urgência sentida (ex.: necessidade do

Trabalho)

Procedimentos realizados, principalmente restaurações, quando se tratar de dentes anteriores (aspecto estético).
Restauração de dente decíduo posterior Consiste em realizar procedimentos restauradores nos dentes de leite que ficam localizados atrás, para recuperar as funções que tenham sido afetadas por cárie ou traumatismo nesses dentes. Popularmente conhecido como obturação do dente de leite.
Restauração de dente decíduo anterior

 

 

Consiste em realizar procedimentos restauradores nos dentes de leite que ficam localizados na frente, para recuperar as funções que tenham sido afetadas por cárie ou traumatismo nesses dentes. Popularmente conhecido como obturação do dente de leite.
Restauração de dente permanente anterior Consiste em realizar procedimentos restauradores em dentes permanentes anteriores para recuperar funções que tenham sido afetadas por cárie ou traumatismo.
Restauração de dente permanente posterior Consiste em realizar procedimentos restauradores nos dentes permanentes posteriores (os dentes de trás) para recuperar suas funções.
Retirada de pontos de cirurgias básicas de pele/ anexo e mucosas (boca) Remoção de pontos realizados após a cirurgia para o fechamento das bordas da ferida.
Selamento provisório de cavidade dentária Fechamento provisório de uma cavidade dentária com uso de material adequado até que a restauração definitiva seja realizada.
Tratamento cirúrgico de hemorragia buco-dental Procedimento individual de curetagem, compressão local e pontos para conter a hemorragia (sangramento), podendo complementar com prescrição de  medicamentos e solicitação de exames laboratoriais.
Tratamento de alveolite Tratamento de cavidades que se tornam excessivamente inflamadas e doloridas após a realização da remoção do dente.
Tratamento de gengivite ulcerativa necrosante aguda (Guna) A Guna é uma doença provocada por bactérias, que afeta a gengiva causando inflamação intensa com pus, feridas e necrose. O tratamento da Guna é feito pelo dentista e inclui o uso de medicamentos além de raspagem das superfícies dos dentes.
Tratamento de lesões da mucosa oral Tratamento de feridas que aparecem na boca, identificando os fatores que podem ocasionar essas lesões.
Tratamento de nevralgias faciais A nevralgia facial é uma condição caracterizada por dor intensa presente em um ou mais nervos da face. O tratamento varia dependendo da causa, do local e da gravidade da dor.
Tratamento de pericoronarite A pericoronarite é uma inflamação que afeta a gengiva que esteja dificultando o irrompimento dentário, ou seja, que o dente apareça na boca. Ocorre normalmente nos dentes do siso. Para tratamento é necessário corte da gengiva ou remoção do tecido fibroso da gengiva.
Tratamento inicial do dente traumatizado Assistência odontológica a pessoas que sofreram trauma dentário, dando o suporte inicial.
Ulotomia/ulectomia Consiste em um procedimento cirúrgico simples, com a realização de uma pequena incisão na gengiva para liberar espaço para a erupção do dente permanente.

 

Ações de Promoção e Prevenção em Saúde Bucal

Ação coletiva de aplicação tópica de flúor gel.
Ação coletiva de escovação dental supervisionada
Aplicação tópica de flúor (individual por sessão).
Atendimento odontológico da gestante
Atividade educativa / orientação em grupo na atenção primária.
Consulta/atendimento domiciliar.
Evidenciação de placa bacteriana
Exame bucal com finalidade epidemiológica
Orientação de higiene oral
Orientação de higienização de próteses dentárias
Participação em campanhas para prevenção do câncer bucal

 

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO:

Para o primeiro atendimento na unidade, ou seja, pacientes sem cadastro, é necessária apresentação dos seguintes documentos:

  • RG/CNH/Certidão de nascimento ou documento equivalente
  • Cartão SUS
  • Comprovante de endereço: conta de água, luz, telefone, loja, contrato de aluguel da imobiliária e declaração de próprio punho do proprietário ao inquilino

Para os atendimentos seguintes, apresentar documento de identificação. Caso haja a alteração das informações referente ao cadastro, será necessário o documento para a devida comprovação. Importante ressaltar que os cadastros devem ser constantemente atualizados, portanto, mudança de endereço e telefone, comunicar seu agente comunitário.

Os agendamentos para consultas, exames ou outro serviço indicado são realizados pessoalmente na unidade de Saúde de referência das 7h às 17h, de 2ª à 6ª feira.

 

Principais etapas para processamento do serviço

Verificar a possibilidade de fazer um vídeo ilustrativo, com dados básicos sobre a recepção, confirmação de presença, direcionamento ao setor/procedimento programado, sobre os atendimentos, pós consulta, agendamentos e orientações.

Aproveitar para explicar sobre as visitas domiciliares e a importância do Agente comunitário de saúde, sendo um promotor de saúde.

Os usuários podem obter informações via aplicativo no celular, quanto às consultas agendadas. Colocar as funcionalidades do aplicativo e se possível, vídeo explicativo.

Após o seu atendimento deverá retornar a recepção para dar prosseguimento ao que foi indicado no atendimento. Exemplo: Agendar exames, retornos, encaminhamentos se houverem, dúvidas e orientações.

FIQUE ATENTO: Se você está aguardando agendamento de exames e consultas com especialistas, a unidade de saúde ou outro serviço de saúde entrará em contato via telefone, para informar sobre o comprovante de agendamento e o seu encaminhamento, que deverá ser retirado na unidade. Portanto, MANTENHA SEUS DADOS NO CADASTRO ATUALIZADOS.

As senhas de urgência serão entregues no início do período de atendimento do dentista, com no máximo uma hora de antecedência. Em casos de pacientes que comparecerem no serviço fora do horário de entrega da senha e apresentarem queixas verbais da necessidade de atendimento odontológico, será acolhido pelo auxiliar de consultório dentário ou pelo próprio dentista.

 

Horário dos serviços realizados

UMSF 10 horas  
Procedimento Horário
Agendamento de consulta e entrega de Guias 07h-17h
Curativo 07h-17h
Vacina

CONSULTE A DISPONIBILIDADE DA UNIDADE

08h-16h
Verificação de Pressão arterial, glicemia capilar, inalação, medicação 07h-17h
Teste rápido HCG 07h-17h
Teste rápido IST/HIV 07h-17h
Primeira consulta de Pré-Natal do Enfermeiro (após resultado de HCG positivo) 08h-16h
Acompanhamento do Programa Bolsa Família

Atualização do calendário vacinal

(Horário da vacina)

Pesagem 07h-17h

 

 

Coleta de exames laboratoriais De acordo com agenda de cada unidade
Coleta de preventivo do Enfermeiro De acordo com a rotina de cada

 

UMSF 12 horas  
Procedimento Horário
Agendamento de consulta e entrega de Guias 07h-17h
Curativo 07h-17h
Vacina 08h-16h
Verificação de Pressão arterial, glicemia capilar, inalação, medicação (paciente sintomático, atender em todo o expediente) 07h-18h
Teste rápido HCG 07h-16h
Teste rápido IST/HIV 07h-16h
Primeira consulta de Pré-Natal do Enfermeiro (após resultado de HCG positivo) 08h-16h
Pesagem do bolsa família 07h-17h
Coleta de exames laboratoriais De acordo com agenda de cada unidade
Coleta de preventivo do Enfermeiro De acordo com a rotina de cada

 

Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre prestação do serviço

  • Na unidade de saúde há uma caixa de sugestões que é aberta mensalmente na reunião do Conselho Gestor da Unidade;
  • Via ouvidoria, em plataforma digital (https://www.jacarei.sp.gov.br/ouvidoria)
  • Via ouvidoria na Secretaria de Saúde, por telefone ou presencial;
  • Via aplicativo Fastmedic (em plataforma digital)
  • Via telefone gratuito 136, do Ministério da saúde.