Serviço de cata-treco recolhe 80 toneladas de lixo no primeiro bimestre

Escutar áudio do texto

Importante ferramenta que auxilia no combate à dengue, o cata-treco vem cumprindo seu papel de auxiliar os moradores no correto descarte de lixo, em Jacareí.

De acordo com o balanço da Secretaria de Infraestrutura, no primeiro bimestre de 2025 foram recolhidas 80 toneladas de materiais, que estavam dentro das casas servindo como possíveis criadouros do Aedes aegypti.

Nos primeiros meses do ano, o serviço passou por todas regiões, atendendo mais de 20 bairros da cidade, como Parque Meia-Lua, Parque Santo Antônio, Vila Ita, Jardim Bela Vista, entre outros. Foram recolhidos itens como móveis, pneus, eletroeletrônicos, restos de poda e capina, lâmpadas, pilhas, óleo de cozinha, entre outros.

Serviço

Desde o último mês, o cata-treco também foi ampliado, acompanhando as ações da Secretaria de Saúde e atendendo ainda mais bairros. O serviço agora funciona de segunda a sábado e inicia os trabalhos sempre a partir das 7h.

Por isso, é necessário que os moradores coloquem os itens para descarte em frente à residência, antes desse horário. Acesse o site da Prefeitura e confira o cronograma do mês de março.

Somado ao cata-treco, Jacareí conta com dez Locais de Entrega Voluntária (LEVs), que além dos materiais reciclados, também recebem resíduos de construção civil residencial, respeitando o limite de até um metro cúbico por viagem.