Censo arbóreo mapeia regiões de Jacareí trazendo qualidade do ar, equilíbrio e diversidade ambiental

Estudo indica regiões para novos plantios, relaciona condições das árvores existentes e diminui impacto de ilhas de calor

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Diretoria de Parques e Áreas Verdes da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, iniciou em agosto e, desde então, vem desenvolvendo um cuidadoso levantamento de todas as árvores da região central da cidade, inclusive espaços possíveis para novos plantios.

Dentre as áreas já mapeadas, estão também o Parque da Cidade, o Parque dos Eucaliptos e entornos, num processo que irá abranger novos bairros e localidades do município ainda este ano.

Marcus Maturano, diretor de Parques e Áreas Verdes, explica que o registro é fundamental no planejamento de manejos e podas, e trará benefícios cada vez maiores para Jacareí. “Com essas informações, podemos minimizar o impacto das ilhas de calor, melhorar a qualidade do ar e auxiliar na fonte de alimentos e abrigo a aves e insetos, trazendo equilíbrio e diversidade ambiental”, disse.

Registros

Até o momento, já foram registrados 860 exemplares arbóreos, num processo que ajuda também na relação com a comunidade. A partir do momento que a população sabe a importância de cada espécie, passa a entender o processo de supressão ou não de determinada espécie e o plantio mais adequado para cada bairro da cidade.

Legenda: Espécies arbóreas encontradas no Parque da Cidade, em Jacareí