‘Semeadores da Paz’ retomam trabalho nas escolas municipais

Além de bullying e números de emergência, alerta sobre a dengue também faz parte do programa

A Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, por meio do Centro de Ações Preventivas da Guarda Civil Municipal, retomou nesta semana o programa ‘Semeadores da Paz’ na rede municipal de ensino de Jacareí. O projeto Semeadores da Paz teve início em 2003 e ocorre durante todo o ano letivo. As palestras educativas tem uma hora de duração e são ministradas por guardas civis municipais. O público alvo são alunos do 4º ano e da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O programa envolve palestras, dinâmicas e exibição de vídeos, com o objetivo de alertar os alunos sobre os problemas que o bullying e cyberbullying (uma forma de agressão virtual por meio de da internet) podem ocasionar na vida de uma pessoa.

Outro tema do programa são “Os números de emergência”, com orientações sobre como agir numa situação de perigo e quais serviços acionar, como Guarda Civil (153), SAMU (192), Corpo de Bombeiros (193), Polícia Militar (190) etc.

Dengue

E além desses dois temas, o programa deste ano traz orientações que visam contribuir no combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

De acordo com o supervisor da Unidade de Projetos Especiais, Marcel Gonzales Silva, o tema de prevenção da dengue foi inserido na programação de palestras dos Semeadores da Paz para reforçar as ações da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, no combate ao mosquito transmissor da doença.

“Vamos aproveitar esse contato com os alunos para alertar para uma situação de saúde pública, que exige a contribuição de cada um. As crianças são multiplicadores e podem ajudar a disseminar a informação, contribuindo com as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue”, explica Gonzales.

Reação

Durante a explicação sobre bullying, um dos palestrantes pergunta aos alunos quem já sofreu ou conhece alguém que já sofreu esse tipo de intimidação? A estudante Bianca Cristina de Souza Ribeiro, 9 anos, levanta a mão e relata que sua irmã já sofreu bullying. “Ela foi chamada de baleia por uma menina da escola só porque era gordinha e ficou muito triste por isso. Mas ela não falou nada para a professora e foi brigar com a menina. Agora eu sei que, se isso acontecer comigo ou com uma amiga, vou contar primeiro para a professora”.

Para a pedagoga Rita de Cassia da Rosa Braga, que trabalha no Centro de Educação Integrada André Franco Montoro, uma das escolas atendidas pelo programa Semeadores da Paz, a iniciativa contribui para melhorar a convivência das crianças. “Conheci esse projeto no ano passado. E essa palestra é muito importante para as crianças saberem o que é bullying e o que não é. Faz muita diferença na vida delas. Acho muito necessário para essa turma, pois são alunos de período integral, convivem muito tempo juntos durante a semana e é importante dar nome aos sentimentos, aprender o que é certo e errado e, assim, melhorar a convivência entre eles”.

Legenda: Estudantes durante palestra do ‘Semeadores da Paz’.