“Semana RecTec – Semana dos Recursos Tecnológicos/2023” reúne professores municipais

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta segunda-feira (22) a “Semana RecTec – Semana dos Recursos Tecnológicos/2023”, no Complexo Educacional Paulo Freire, para todos os professores da rede municipal.

A cerimônia de abertura, no dia 22, no Teatro Municipal Ariano Suassuna, foi realizada em três períodos, manhã, tarde e noite. Dois robozinhos, “Dash e Dot”, que fazem parte do acervo do Lec@ (Laboratório de Educação Criativa), animaram o evento.

“Eu lembro quando a tecnologia começou na minha vida”, disse a secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, que foi recepcionada pelos robôs “Lequinhas” (em referência a Lec@). Continuou: “Ao longo destes anos, a gente já vê a Educação com a Tecnologia, ou seja, a Tecnologia a favor da Educação, fazendo toda a diferença”, destacou, parabenizando a equipe do Lec@.

A programação da abertura foi: Apresentação da Equipe do Lec@, Orquestra de Papel com aplicativo Chrome Music Lab, presença dos convidados da empresa Colaborativa, Chat GPT, Painel com Colaborativa/Entrega dos pins Google Trainner, Mão na massa com Pixel Arte e Batata quente/Sorteio.

Já as oficinas, nos dias 23 e 24, acontecem nas salas de Hora Atividade, nos horários manhã e tarde, com os temas: “Fazendo arte com Pixel”, “Mensagem Secreta – Números Binários”, “Cultura Maker +ODS”, e “Brincar e programar”. A Oficina do dia 23, “Fazendo arte com Pixel”, envolve a criação de imagens ou animações usando uma técnica conhecida como pixelização. Segundo os organizadores, pixel arte é um estilo de arte digital em que as imagens são criadas pixel a pixel, geralmente em uma grade ou tela.

A Oficina “Mensagem Secreta – Números Binários”, propõe a exploração da representação de número na base binária, de forma acessível a estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, através de situações instigantes e curiosas, relacionando elementos de Matemática Computação.

A Oficina do dia 24, “Cultura Maker +ODS – Espaço maker”, utiliza materiais recicláveis para construção de um robô que muda de sentimento, proporcionando uma experiência divertida, educativa e consciente do meio ambiente.

A Oficina “Brincar e programar – Espaço de Formação”, destaca a lógica de programação, em uma atividade desplugada. É uma atividade lúdica para crianças a partir de 4 anos de idade, utilizando materiais básicos reciclados, promovendo habilidades como noções de espaço, lateralidade, construções de narrativas e pensamento lógico matemático.

Desde 2020

A Semana RecTec acontece desde 2020. São três dias de atividades tecnológicas, com a intenção de preparar os professores para as inovações trazidas pelo Lec@ (Laboratório de Educação Criativa), e levadas para a escola.

Confira a galeria de fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/prefeiturajacarei/albums

Legenda: Evento de abertura da Semana RecTec, em Jacareí

.