Semana Nacional do Trânsito alerta condutores e pedestres para a prevenção de acidentes

Com o tema Mobilidade Humana em Jacareí, Conquistas e Desafios, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, deu início ontem (18) à programação municipal da Semana Nacional de Trânsito. A série de atividades acontece até sábado (23), com palestras, blitz, teatro e ações educativas em vários pontos da cidade.

Durante abertura do evento, na unidade do Instituto Federal, o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, destacou que a “maior parte dos acidentes de trânsito são provocados por falha humana”.  E apontou: “A educação do trânsito visa a mudança desse paradigma”.

O secretário falou, também, sobre os desafios que as cidades, principalmente as mais antigas, como é o caso de Jacareí, tem para implantar infraestrutura que privilegiem a pessoa e não os veículos de modo geral.

“Precisamos combater o ‘carrocentrismo’, a sociedade moldada pelos carros, com a visão de que sempre o que é bom é para os carros. O desafio é a mudança desse conceito, tirar o carro e colocar o ser humano em primeiro lugar”. E adiantou que o município tem trabalhado para isso, citando como exemplo, as obras de alargamento de calçadas próximas à igreja Matriz, na região central.

Motos no ranking dos acidentes

Durante a palestra de abertura foram apresentados dados que colocam as motos na dianteira da lista de acidentes de trânsito. Levantamento do DATASUS, órgão responsável por coletar dados, vinculado ao Ministério da Saúde, mostra que as ocorrências que envolvem motocicletas representam 40,5% dos casos registrados no País. Em segundo lugar no mapa dos acidentes estão os carros, com 28,5%, seguidos por pedestres, 21,5%, ciclistas, 4,5%, veículos de transporte pesado e ônibus, 3,3%, e outros 1,5.

A estudante de tecnologística, Myllena Graul Ferreira, 19 anos, comentou que não ficou surpresa com o índice. “Acho muito importante esse alerta porque já esperava por esse resultado. Recentemente eu me envolvi num acidente e estava na garupa de uma moto. Graças a Deus foi só um susto”.

Atualmente, a frota de veículos de Jacareí é composta por 100.517 automóveis e 5.571 motocicletas, conforme dados da SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito).

Dia 20, quarta-feira

11h30 – Blitz educativa para motos, na Av. Lucas Nogueira Garcez.

15h30 – Blitz educativa para motos, na Av. Getúlio Vargas.

Dia 21, quinta-feira

8h e 15h – Palestras no Atacadão, para os funcionários de dois turnos diferentes.

Dia 22, sexta-feira

8h e 15h – Teatro educativo em semáforos da área central.

18h – Ação educativa para motoboys, na região sul da cidade.

Dia 23, sábado

10h – Sentindo na Pele – Especial para motociclistas, com pit stop, no Parque dos Eucaliptos.

Legenda: público durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito, em Jacareí