“Semana Lixo Zero” começa nesta sexta-feira (20), em Jacareí. Confira a programação

Organizada numa parceria entre o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), idealizador da proposta, e a Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, por meio do Núcleo de Educação Ambiental e da Diretoria de Sustentabilidade e Educação Ambiental de Jacareí, a Semana Lixo Zero de 2023 começa nesta sexta-feira (20), e, ao longo dos próximos dias, promove diversas ações no município para tratar das questões dos resíduos que são produzidos diariamente, bem como a necessidade de tratá-los de forma correta e sustentável.

Além de Jacareí, centenas de municípios do Brasil já aderiram à ideia da Semana Lixo Zero no mesmo período, criando uma verdadeira corrente de conscientização e responsabilidade com o meio ambiente.

Veja, a seguir, a programação detalhada no município.

Dia 20/10 (Sexta-feira)

9hPonto de coleta de “lixo” eletroeletrônico

Descrição: caixas serão entregues nos pontos de coleta dos parceiros do Núcleo de Educação Ambiental na Semana Lixo Zero Jacareí e retiradas em dias específicos para troca de locais.

Pontos: Galeria Espaço Tani – Cidade Salvador

Galeria Boulevard Getúlio Vargas – Jardim Califórnia

Pátio Villa Branca – Villa Branca

PromoVale – Centro

Galeria Stone Box Shopping Center – Centro

8h-16h30 FLIJ

Descrição: participação na Feira Literária de Jacareí com orientação de correto descarte utilizando jogos e materiais lúdicos e educativos.

Dia 22/10 (Domingo)

9h-17h – Ponto de coleta de “lixo” eletroeletrônico na edição do Viver o Viveiro.

Dia 23/10 (Segunda-feira)

8h- Mobilização correto descarte – bairro Brotas

Descrição: em parceria com a subprefeitura Dom Pedro, será realizada uma mobilização porta-a-porta no bairro Brotas, que possui uma lixeira comunitária, para fomentar o correto uso do espaço.

14h – Oficina Têxtil

Descrição: palestra no Instituto Federal de Jacareí sobre impacto e reaproveitamento têxtil, com oficina de confecção de almofadas aromáticas com reuso de tecido jeans.

24/10 (Terça-feira)

10h30 às 14h30 – SIPATMA WANA QUÍMICA

Descrição: stand com material informativo e educativo sobre o correto descarte em relação a riscos ambientais com a temática “lixo” zero.

14h- Ação ponto de coleta de “lixo” eletroeletrônico

Descrição: retiradas das caixas para pesagem do material e descarte na Cooperativa e entrega das caixas em novos locais de ponto de coleta.

Pontos: Rede Supermercado Shibata (6 unidades)

Bairros: Jardim Luiza (1), Centro (3), São João (2)

Pontos: Rede Supermercado Nova Era (3 unidades)

Bairros: Jardim Califórnia (1), Jardim Coleginho (1), Jardim Flórida (1).

25/10 (Quarta-feira)

10h: SIPATMA UNIVERSAL (ARMAZÉNS)

Descrição: stand com material informativo e educativo sobre o correto descarte com a temática “lixo zero”.

26/10 (Quinta-feira)

9h: Visita do Colégio Tereza Porto Marques ao Viveiro Municipal Seo Moura

Descrição: trilha especial Semana Lixo Zero com jogos e atividades voltados ao tema e orientação sobre correto descarte na hora do lanche.

9h: Visita ao Viveiro Municipal de mulheres atendidas no CRAS Sul

Descrição: trilha e vivência especial Semana Lixo Zero e orientação sobre correto descarte na hora do café.

14h: Oficina de brinquedos com materiais recicláveis

Descrição: oficina em parceria com a Concessão Ambiental, realizada no Eco Parque, destinada aos funcionários.

26/10 (Sexta-feira)

10h-16h:  Ação ponto de coleta de “lixo” eletroeletrônico

Descrição: retirada das caixas dos pontos de coleta. Pesagem do material e entrega para a Cooperativa Jacareí Recicla.

Legenda: “Semana Lixo Zero” começa nesta sexta-feira (20), em Jacareí