Semana Lixo Zero alerta sobre aumento dos resíduos durante a pandemia e propõe soluções

Praça Júlio de Mesquita, onde ocorrerá a abertura da Semana Lixo Zero

Ações acontecem em vários locais da cidade, entre 23 e 29 de outubro

A Semana Lixo Zero de Jacareí começa neste sábado (23), e, ao longo da semana, promove diversas ações no município para tratar das questões dos resíduos que são produzidos diariamente, bem como a necessidade de tratá-los de forma correta e sustentável. Em especial, durante a pandemia contra a Covid-19, houve um aumento de lixo doméstico.

A ação é organizada numa parceria entre o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), idealizador da proposta, e a Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, por meio do Núcleo de Educação Ambiental e da Diretoria de Sustentabilidade e Educação Ambiental de Jacareí.

Com a proposta aprovada na Câmara Municipal de Jacareí, em 2020, a Semana Municipal do Lixo Zero entrou oficialmente para o calendário da cidade. Segundo Patricia Juliani, atual chefe de Gabinete da Prefeitura e autora do projeto enquanto vereadora, o objetivo é proporcionar ambientes para discussão e conscientização sobre a temática dos resíduos sólidos no município e envolver iniciativa privada, sociedade civil, Poder Público e população em geral. “A gestão Lixo Zero é quando não ocorre geração de lixo. Ou seja, não existe mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos, sendo todo o descarte realizado de maneira sustentável”, explica Patricia.

Corrente de Conscientização

Além de Jacareí, quase 200 municípios do Brasil já aderiram à ideia da Semana Lixo Zero no mesmo período, criando uma verdadeira corrente de conscientização e responsabilidade com o meio ambiente. Carolina Xavier, diretora de Sustentabilidade e Educação Ambiental de Jacareí, fala da importância da união: “Cada cidade escolheu um bom caminho. Por aqui, convidamos as escolas municipais e estaduais para participarem. Diversas delas terão programação específica com alunos e comunidade. Vai se multiplicando a mensagem”, disse.

Em Jacareí, a abertura oficial acontece no sábado (23), na Praça Júlio de Mesquita, no Jardim Santa Maria, com um grande drive-thru de lixo eletroeletrônico e doação de roupas.

Confira todas as atividades previstas no cronograma:

23/10 – das 8h às 13h – Drive-thru de lixo eletrônico e doação de roupas na Praça Júlio de Mesquita. No mesmo horário, no Complexo Educacional Paulo Freire (EducaMais Jacareí), acontece arrecadação de lacres de alumínio, tampinhas plásticas e embalagens blisters, com conscientização e organização para o correto descarte de lixo.

24/10 – das 10h às 13h – Ação de Sensibilização sobre Posse Responsável de Animal e descarte correto de Fezes de Pet e Resíduos – Jardim Santa Marina

25/10 – das 11h às 14h – Sipatma Wana Química – Orientação sobre Correto Descarte

26/10 – das 14h às 16h – encontro “Diálogos ProMEA em Ação”

27/10 – 9h30 Palestra: Compostando. 15h30 – Consumo Consciente e Descarte Correto com servidores da prefeitura na Secretaria Municipal de Educação.

28/10 – das 8h às 11h30 – Ação de Conscientização/Sensibilização com os carroceiros sobre descarte correto dos resíduos de construção civil e Orientação sobre proteção animal – no Pq. Meia Lua.

29/10 – Faça sua parte: o Núcleo de Educação Ambiental de Jacareí convida toda população para postar, usando as hashtags #NeaJacarei e #LixoZeroJacarei, as boas ações realizadas em lares e empresas da cidade na relação com o descarte correto de lixo, criando uma corrente de cuidado e proteção ao meio ambiente.

Legenda: Praça Júlio de Mesquita, onde ocorrerá a abertura da Semana Lixo Zero, no sábado (23)