Semana Integrada do Meio Ambiente 2022 começa domingo (5) e oferece mais de 50 atividades

Evento marca reabertura do Viveiro Municipal aos domingos, tem programação em diversos bairros, oficinas presenciais e à distância. Confira a programação.

Promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), a ‘Semana Integrada do Meio Ambiente’ começa oficialmente neste domingo (5), no Viveiro Municipal Seo Moura. A programação já está disponível na página do evento e pode ser conferida clicando aqui.

A temática escolhida para 2022 é “Caminhos e Propostas para uma Jacareí Mais Verde” e propõe um olhar focado na importância da restauração de ecossistemas no combate à crise climática global; proteção e fornecimento de água; conservação da qualidade do solo; garantia da biodiversidade; melhoria da segurança alimentar; e qualidade de vida no planeta.

“Nosso objetivo é fazer circular ideias, pesquisas, ações, projetos e programas que pensem nesta restauração, seja em âmbito local ou abrangendo outras regiões. Cuidar do meio ambiente é ação, tanto faz o tamanho. É movimento”, reforça Carolina Xavier, diretora de Sustentabilidade e Educação Ambiental de Jacareí.

A programação completa também disponibiliza detalhes de todos os eventos e como participar. São mais de 50 atividades como oficinas, palestras, passeios educativos e muitas outras opções. O Instagram oficial do NEA (clique aqui) destaca a diversidade de ações ao longo destes dias e sempre traz as novidades dos parques e áreas verdes da cidade. As redes sociais da Prefeitura, como Facebook, Instagram, Twitter e Tiktok também terão postagens especiais sobre o evento.

Em todos os lugares

Outra novidade para 2022, é que o NEA leva para os bairros mais distantes do Centro, as atividades de conscientização ambiental, por meio de parceria com as subprefeituras. As regiões do Dom Pedro, Nilo Máximo, Parque Meia Lua e São Silvestre terão dinâmicas em espaços públicos, multiplicando a mensagem por toda Jacareí, reforçando a conscientização e mudança de hábitos e atitudes.

Além disso, a internet é uma aliada poderosa para quem tem uma rotina mais agitada ou prefere participar de forma on-line. A programação contempla encontros específicos neste formato.

Viver o Viveiro

Um dos lugares mais queridos dos moradores de Jacareí, o Viveiro Municipal Seo Moura volta a ser aberto aos domingos para celebração dupla: neste dia 5, marca a abertura da Semana Integrada do Meio Ambiente 2022. E, no dia 26, uma nova edição do ‘Viver o Viveiro”, marcando de forma definitiva o compromisso com a cidade de ter o espaço aberto para visitação todo último domingo do mês.

“Ver a população retornando aos espaços públicos, principalmente aos espaços verdes da cidade, é uma satisfação. O nosso Viveiro é um patrimônio de construção de memórias afetivas e estará aberto todo último domingo daqui para frente. Pode colocar na agenda. E venham para a SIMA 2022”, encerra Carolina Xavier.

Legenda: Viveiro Municipal Seo Moura recebe abertura da Semana Integrada do Meio Ambiente no domingo (5); página especial com programação completa da SIMA 2022