Semana Integrada de Meio Ambiente vai até domingo (11)

A Secretaria de Meio Ambiente promove em parceria com a Fibria, até domingo (11), a Semana Integrada do Meio Ambiente, com exposições, palestras e oficinas. O evento tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a preservação ambiental, com ações dirigidas à comunidade e, assim, conscientizar as pessoas.

Durante toda a semana estarão expostos no EducaMais Jacareí (avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, 3.595) os trabalhos do artista plástico Clóvis Masson com o tema “A Natureza do Homem”, das 7h às 22 horas. Também será realizada a Exposição Recicalce, das 9h às 16h em todos os dias da semana, no NEA (Núcleo de Educação Ambiental) da Fibria (avenida Projetada, nº 75, Distrito de São Silvestre).

Na quinta-feira (08), será a vez da palestra Recicalce para alunos da EE Carlos Porto, das 8h30 às 11h30, no Auditório da Secretaria de Educação (Rua Lamartine Delamare, 69, Centro). Das 8h30 às 11h30, a Oficina Correto Descarte da Secretaria de Meio Ambiente e Cooperativa Jacareí Recicla na EMEI João Lino (Av. Suzana de Castro Ramos, nº 826 – Jardim do Vale); às 9h e às 14h Visita de escolas na Nea Fibria; também às 9h e 14h30 distribuição do Informativo: Proteção Animal na EMEF Adélia Monteiro (Estrada Municipal Eugênio Bicudo, nº 35 – Campo Grande); às 10h Palestra: Educação Ambiental Secretaria de Meio Ambiente – Sustentabilidade (Fatec) na Etec (Av. Nove de Julho, 745);  às 14h – Oficina Correto Descarte/ Secretaria de Meio Ambiente e Cooperativa Jacareí Recicla na EMEI João Lino e EMEF Adélia Monteiro; às 14h – Exposição com oficina de artesanato do Projeto Mãos que Valem – Artesanato Sustentável (Fibria) no Nea Fibria; às 14h – Oficina de Reutilização Pallets (Grupo Antolin e SN) na Etec; às 19h – Palestra: Sensores Eletro-ópticos e observação com telescópio na Fatec (rua Faria Lima, 155 – Jardim Santa Maria); também às 19h – Palestra: Educação Ambiental Vivencial (Fibria) na Anhanguera (rua Santa Catarina, 75 – Vila Pinheiro).

Na sexta-feira (09) será realizada das 8h30 às 11h30 – Oficina Correto Descarte/Secretaria de Meio Ambiente e Cooperativa Jacareí Recicla na E.E. Carlos Porto (Rua Leitão, nº 88 – Centro) e na EMEI João Lino; às 9h – Palestra: Resíduos Sólidos Secretaria de Meio Ambiente na Fatec; às 10h – Palestra Sistema de Gestão Ambiental (Latecoere) também na Fatec; às 14h – Oficina Correto Descarte/Secretaria de Meio Ambiente e Cooperativa Jacareí Recicla na Etec; às 14h – Oficina Hortas Urbanas também na Etec (aberta ao público) e às 19h – Palestra Geoprocessamento e Aplicações na Etec.

No sábado (10), das 9h às 16h, o Viveiro Municipal estará aberto, com trilhas e palestras sobre Plantas Medicinais, às 10h e às 14h.

Já no domingo (11) a programação será especial no Parque da Cidade:

8h – Liang Gong

9h – Passeio ciclístico – saída do Parque dos Eucaliptos

9h – Feira (produtos agroecológicos, mel, cerâmica, artesanato)

Das 9h às 13h – Caravana da Alegria

9h30 – Liga de capoeira: aulão aberto – Mestre Raio Negro

Apresentações

Das 9h às 17h – Música no Parque: Acústicos

14h – Grupo Batucando

16h – Banda Sinfônica Jovem de Jacareí – Concerto Didático

Regência: Maestro Mauro Bueno Junior

– Fibria:

• Oficina de minhocário e cerâmica
  • Artesanato sustentável práticas sustentáveis
  • Colmeia
  • Tecnologias ambientais de baixo custo e Agroecologia

– Grupo Antolin:

• Artes sustentáveis e oficina de arte (Retratos do Parque)

– Fatec:

• Oficinas de Maquete
  • Exposição de drones e vants
  • Oficina sobre GPS “Laboratório de Microbiologia”, entre outros

– Etec:

• Exposição dos produtos produzidos nas oficinas (roupas customizadas/

Pallets/ compostagem)

– Ong’s de Proteção Animal:

• Feira de adoção e distribuição de guia de desconto para castração.

– Oficina de Bumerangue: com José Carlos

– Oficina vegana: produzindo leite

– Fundação Cultural:

• Exposição do artista plástico Cléuso de Paula

– SAAE:

• Uso racional da água

– Secretaria Municipal de Educação:

• Trabalhos realizados pelas escolas sobre Meio Ambiente

– Secretaria de Saúde:

• Orientação sobre Dengue

– Secretaria de Mobilidade Urbana:

• Educação no Trânsito

– Secretaria Meio Ambiente:

• Exposição “Você Sabia? RCC – Resíduo da Construção Civil”
  • Distribuição de plantas medicinais
  • Distribuição de materiais informativos
  • Oficinas: correto descarte de resíduos
  • Casa pet (montagem de casinha de Tetra Pack para cães)
  • Mandala: Construindo uma Jacareí sustentável
  • Pufes de garrafa pet – montagem no local.

– SRJ – Serviço de Regulação de Saneamento de Jacareí:

• Plantão informativo

Confira a programação completa com horários e locais, no site da prefeitura www.jacarei.sp.gov.br

(Marta Fernandes/PMJ )