Semana Integrada de Meio Ambiente em Jacareí tem eventos para toda a família

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Fibria, promove de 5 a 11 de junho a Semana Integrada do Meio Ambiente de Jacareí, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho. O evento terá uma programação intensa com várias atividades gratuitas para toda a população.

O objetivo é ampliar o conhecimento sobre a preservação ambiental, com ações dirigidas à comunidade e, assim, conscientizar as pessoas. As atrações vão desde exposições de arte, feitas de materiais recicláveis, como oficinas, feiras e palestras.

A cerimônia de abertura será no dia 5 de junho, às 19 horas, no EducaMais Jacareí. Durante a semana, será realizada também no EducaMais Jacareí a exposição de artes plásticas do artista Clóvis Masso, com o tema “A natureza do homem”. No sábado (10), o Viveiro Municipal estará aberto para a visitação das 9 às 16 horas e, no domingo (11), a programação será especial com um Passeio Ciclístico e várias apresentações musicais, feiras com produtos orgânicos e artesanato no Parque da Cidade.

Entre as iniciativas que serão oferecidas ao público, estão também as visitas de escolas da cidade ao Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Fibria, ponto de multiplicação e formação de conhecimento para a comunidade, sobre a preservação do meio ambiente.

A secretária de Meio Ambiente Rossana Vasques, convida toda a população para as atividades. “A agenda da Semana Integrada tem como proposta levar informações para a formação de cidadãos engajados na missão de compreender o impacto da ação humana sobre os recursos naturais, além de propor pequenas ações que possam ser adotadas em nossa rotina diária, contribuindo para a redução dos atuais problemas ambientais.”

“Todas as atividades serão coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com outras secretarias e com o apoio de várias empresas, entidades civis, escolas e universidades da região, destacando aqui o valioso apoio e empenho da empresa Fibria para a realização do evento”, destacou a secretária.

Rossana informou ainda que serão promovidas inúmeras atividades como palestras, oficinas, exposições, visitas aos núcleos de educação ambiental da cidade, ao Viveiro Municipal, “visando promover diálogos ambientais com as crianças, universitários, empresários, e com toda a comunidade para juntos buscarmos mais conhecimentos e formas de melhoria na qualidade de nossas vidas.”

Para a Fibria, empresa líder mundial na produção de celulose, que mantém uma unidade em Jacareí e possui área de plantio de eucalipto e mais de 40% de área de preservação ambiental, a realização de um evento em prol do meio ambiente está em sinergia com seu propósito e crenças. “É uma grande satisfação apoiar ações de conscientização como essa, que promovam boas práticas e envolvam toda a comunidade em prol da preservação do meio ambiente”, afirma o gerente-geral da unidade, Alexandre Lanna.

Confira a programação completa com horários e locais, no site da prefeitura pelo link https://www.jacarei.sp.gov.br/wpcontent/uploads/2017/05/PDF_web_Semana_Meio_Ambiente_2017_.pdf.

(Marta Fernandes/PMJ – Assessoria de Imprensa da Fibria)