Semana do Motociclista reforça importância da educação no trânsito

Escutar áudio do texto

Conscientizar os motociclistas sobre a importância de serem seguidas as normas do Código de Trânsito Brasileiro e proteger a categoria de situações de risco são os principais objetivos da Semana do Motociclista, que começa na segunda-feira (26), em Jacareí.

A Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio da Unidade de Educação para o Trânsito, realizará blitze educativas, intervenções nos bolsões de moto localizados nos semáforos e eventos educativos voltados aos motociclistas, com check-up de itens e entrega de material educativo.

Sidney Lopes Mateus, supervisor de educação para o trânsito de Jacareí, é quem reforça a necessidade de ter uma semana especialmente para falar do tema: “Lamentavelmente, quando ocorre um acidente com motos, a chance de o piloto ter sequelas para o resto da vida é grande. É um veículo muito exposto. E é por isso que nós desejamos conscientizar cada vez mais a população para termos um trânsito harmonioso e respeitador”, disse.

Educar é o Caminho

Comemorado nacionalmente em 27 de julho, o Dia do Motociclista é um “grito” de alerta desde o falecimento do mecânico e motorista da Honda, Marcus Bernardi, ocorrido na mesma data, em 1978.

Por ser uma figura muito estimada pela categoria, o dia passou a ser um marco desde então. De lá para cá, diversos Estados e municípios passaram a usar a semana em torno do 27 de julho para destacar a importância da educação no trânsito, em especial com os cuidados entre motos, carros e pedestres nas vias públicas, visando diminuir acidentes e trazer harmonia para as ruas.

Legenda: Motociclistas de Jacareí utilizam bolsão de moto, em semáforo no centro da cidade