“Semana do Ciclista” tem experimento com motoristas de ônibus da JTU

Escutar áudio do texto

Dando continuidade às atividades da ‘Semana do Ciclista’ a Secretaria de Mobilidade Urbana preparou para esta sexta-feira (24), às 9h, na garagem da empresa JTU (Jacareí Transporte Urbano), a vivência “Sentindo na Pele”.

No experimento social, os condutores de ônibus da empresa responsável pelo transporte público de Jacareí, poderão vivenciar a realidade do ciclista no trânsito da cidade, com a percepção da condução do veículo sobre a lei que determina 1,50 metros de distância entre bicicleta e o ônibus.

A “Semana do Ciclista”, tem como objetivos promover o respeito mútuo entre ciclistas, motoristas, motociclistas e pedestres, e conscientizar a população para que tenham boas atitudes promovendo mais segurança no trânsito, e também estimular o uso da bicicleta como meio de transporte e a prática esportiva como instrumento de qualidade de vida, utilizando sempre os equipamentos de proteção.

Em Jacareí, foram 67 acidentes envolvendo bicicletas no primeiro semestre de 2017, sendo duas com vítima. No mesmo período de 2018 foram 50, sendo dois com vítimas e ocorridos em rodovias.

Confira a programação desta quinta e sexta-feira:

23/08:

– 13h30 às 14h30 – Conscientização rua Dr. Lúcio Malta, avenida Cel. Carlos Porto e avenida Nove de Julho e Praça Raul Chaves;

– 14h30 às 16h – Conscientização Rodovia Nilo Máximo.

24/08:

– 9h – Experimento social com os motoristas da JTU “Sentindo na Pele” na garagem da empresa onde irão vivenciar a experiência de um ciclista ao ser ultrapassado por um ônibus.

– 16h30 às 17h30 – Conscientização e Blitz Educativa na avenida Getúlio Vargas.

(Luciana Valadares/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)