Semana do Ciclista promove ações educativas em diversos pontos

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, está realizando uma série de atividades entre esta segunda-feira (16) e a sexta-feira (20), com panfletagens, diálogos e conscientizações nos locais com maior circulação de bicicletas, vias e pontes do município. Os eventos acontecem em torno do Dia do Ciclista, comemorado anualmente em 19 de agosto.

Sidney Lopes Mateus, supervisor de educação para o trânsito de Jacareí, fala dos principais objetivos das ações: “A campanha visa promover o respeito e conscientizar a população para que tenham boas atitudes promovendo mais segurança para todos”, explicou.

Jacareí tem um carinho especial com os ciclistas, ampliando a malha cicloviária em mais 20 quilômetros, além da instalação de bicicletários. Em 2016, eram apenas seis. Agora, somam 33 em diversos pontos.

Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, reforça a importância de integrar os diversos meios de transporte: “Nosso trabalho é no sentido de ter espaço para todos os modais, para que o cidadão possa escolher, livremente, qual vai querer usar, com segurança e acessibilidade. Sempre lembrando de proteger aqueles mais expostos no trânsito, como ciclistas, motociclistas e pedestres”, disse.

Dia do Ciclista

Em 19 de agosto de 2006, o biólogo Pedro Davison foi atropelado enquanto pedalava no Eixo Sul, em Brasília, por um motorista embriagado e em alta velocidade. Pedro não resistiu e faleceu.

Foi o primeiro julgamento em Brasília como crime doloso de trânsito, resultando em condenação, já que muitos casos eram tratados como acidente. Anos depois, a data foi oficializada pela Lei 13.508 e passou a ser um marco nacional.

Confira o cronograma com locais de ações na Semana do Ciclista:

Segunda, 16

Ponte Nossa Sra. da Conceição – 8h30 e 14h

Praça Independência – 8h30 e 14h

Terça, 17

Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino – 8h30 e 14h

Pç. Rio Branco, Pç. Conde Frontin, Pç. Raul Chaves e Pátio dos trilhos – 8h30 e 14h

Quarta, 18

Av. Guarda Civil Josué Santana – 8h30 e 14h

Eixo Largo Riachuelo, Biblioteca, Rua Amin Esper – 8h30 e 14h

Quinta, 19

Pq. Cassununga – 8h30 e 14h

Jd. Liberdade e Rua Ramira Cabral – 8h30 e 14h

Sexta, 20     

Rodovia Nilo Máximo – 8h30 e 14h

Pq. Brasil e Rua Rui Barbosa – 9h30 e 14h30

Legenda: Ciclovia em Jacareí, no Parque Linear do Cassununga