Semana do Ciclista movimenta Jacareí

No dia 19 de agosto é comemorado o Dia do Ciclista em todo o país. Pensando nisso a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, preparou uma semana de ações educativas e lazer voltada para esse público. A campanha teve início nesta segunda-feira (20) e segue até sexta-feira (24), com blitzes educativas, panfletagens e conscientizações nas ruas e pontes do município.

O objetivo da campanha é promover o respeito mútuo entre ciclistas, motoristas, motociclistas e pedestres, e conscientizar a população para que tenham boas atitudes promovendo mais segurança no trânsito. Outra proposta é também estimular o uso da bicicleta como meio de transporte e a prática esportiva como instrumento de qualidade de vida, utilizando sempre os equipamentos de proteção.

A Gerência de Educação para o Trânsito também instalou placas educativas nas Pontes Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Rosário, com a inscrição “Ciclista, para sua segurança, desça da bicicleta ao atravessar a ponte!”.

Além disso, acontece nesta segunda-feira (20), das 19h às 20h, no EducaMais Jacareí uma palestra sobre Segurança no Trânsito, ministrada por Marcos Roberto Ribeiro. O palestrante foi quatro vezes campeão brasileiro na classe C1. É ciclista paraolímpico, professor de Educação Física e trabalha com o projeto Pedal na Escola. A palestra é aberta ao público.

Segundo dados do Infosiga/SP – Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito no Estado de São Paulo, 39% dos acidentes fatais no estado de São Paulo, envolvendo ciclistas, ocorrem entre 18h e 24h.

Em Jacareí, foram 67 acidentes envolvendo bicicletas no primeiro semestre de 2017, sendo duas com vítima. No mesmo período de 2018 foram 50, sendo dois com vítimas e ocorridos em rodovias.

Dicas da Campanha:

• Sempre utilize os equipamentos obrigatórios de segurança como espelho retrovisor do lado esquerdo, campainha e sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais. O capacete, apesar de não obrigatório, ajuda na proteção;
  • Opte por ciclovias ou ruas mais tranquilas;
  • As calçadas são para os pedestres;
  • Nunca pedale na contramão dos veículos, seja em ruas ou estradas;
  • Sinalize com os braços na direção em que pretende virar e atenção redobrada nas esquinas onde muitos carros fazem conversão. Se for seguir em frente também sinalize;
  • Fone de ouvido aumenta a distração e prejudica a percepção sonora.
  • Não pedale em zigue zague, mas sempre em linha reta;
  • Use roupas claras ou chamativas, principalmente quando for pedalar à noite;
  • Tome cuidado com a abertura das portas dos carros estacionados;
  • Não fixe o olhar em um único ponto, mantenha a visão do conjunto do trânsito;
  • Bicicleta é um veículo. Respeite a sinalização de trânsito.

Confira a programação completa

20/08:

– 16h30 às 17h30 – Blitz Educativa – Av. Presidente Humberto A. C. Branco;

– 19h às 20h – Palestra aberta ao público, no EducaMais Jacareí sobre Segurança no Trânsito, com Marcos Roberto Ribeiro, professor de Educação Física, ciclista paralímpico, quatro vezes campeão brasileiro na classe C1. Trabalha com o projeto Pedal na Escola. Palestra aberta ao público.

21/08:

– 11h30 às 12h30 – Conscientização na Ponte Nossa Senhora da Conceição (São João).

22/08:

– 8h30 às 10h30 – rua Moisés Ruston, avenida Anésia Ruston, rua JB Duarte e avenida Eng. Davi M. Lino;

– 16h às 17h30 – Blitz educativa – Ponte Nossa Senhora da Conceição (São João) e Ponte Nossa Senhora do Rosário (Flórida).

23/08:

– 8h às 10h – avenida São João, Praça Independência, Ponte Nossa Senhora da Conceição. rua Quinze de Novembro e rua Alfredo Schurig;

– 13h30 às 14h30 – Conscientização rua Dr. Lúcio Malta, avenida Cel. Carlos Porto e avenida Nove de Julho e Praça Raul Chaves;

– 14h30 às 16h – Conscientização Rodovia Nilo Máximo.

24/08:

– 9h – Experimento social com os motoristas da JTU “Sentindo na Pele” na garagem da empresa onde irão vivenciar a experiência de um ciclista ao ser ultrapassado por um ônibus.

– 16h30 às 17h30 – Conscientização e Blitz Educativa na avenida Getúlio Vargas.

(Luciana Valadares/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)