Semana do Bebê promove encontro entre mães, gestantes e profissionais da Saúde

Encontro ajuda a melhorar vínculo da mãe com o bebê

A importância da amamentação e dos cuidados para garantir um bom desenvolvimento da linguagem para os bebês e crianças com até 5 anos de idade estão sendo discutidos em Rodas de Conversa em seis unidades da Rede Básica de Saúde de Jacareí.
As Rodas de Conversa fazem parte da programação da 3ª edição da Semana do Bebê, que começou no último dia 9 e termina neste sábado (21). O tema da edição 2016 é “A 1ª Infância e a Pós-Modernidade – a Importância do desenvolvimento dos sentidos e a influência da tecnologia no desenvolvimento infantil”

Nesta quinta (19), na Associação Fênix, no bairro Rio Comprido, cerca de 20 mães e gestantes participaram de um bate papo com as fonoaudiólogas Sílvia Leal e Janaína Pereira Souza e Silva, que trabalham na Rede Municipal de Saúde de Jacareí, sobre os cuidados que devem ser adotados em relação desenvolvimento da linguagem nos bebês e crianças pequenas.

“Nós estamos vivendo em um momento com grande desenvolvimento tecnológico, o que é uma coisa positiva, mas temos que tomar cuidados para evitar problemas que aparelhos eletrônicos como os telefones celulares, por exemplo, podem causar no desenvolvimento dos bebês e crianças pequenas. Não devemos deixar os bebês e crianças brincarem com os celulares, pois eles podem afetar a visão e a audição, por exemplo”, explicou Janaína durante o bate papo hoje.

De acordo com Sílvia, os primeiros anos de vida da criança são os mais importantes para o desenvolvimento da linguagem e nesta fase é importante que a criança receba estímulos. “É importante contar histórias, conversar, brincar e cantar para as crianças, desde bebezinhos. Histórias infantis, músicas infantis e também é importante sempre olhar nos olhos enquanto estamos conversando e brincando com elas”, afirma Sílvia.

Além dos estímulos para o desenvolvimento da linguagem nos bebês e crianças pequenas, mães e pais também devem estar alertas para detectar problemas como, por exemplo, se o bebê não reage a sons e se não produz sons após os seis meses de idade.

A diarista Crislaine Kátia de Almeida, grávida de sete meses, participou da Roda de Conversa pela primeira vez. Ela é mãe de quatro filhos e tem uma netinha de três anos. “Eu achei interessante essa conversa porque é bom, a gente sempre aprende alguma coisa legal. Meus filhos e minha neta não tiveram nenhum problema para falar”, afirma.
Lorraine Samara Fernandes, também gestante, participou da Roda de Conversa ontem no Rio Comprido. “É legal, eu já tenho filho, mas é importante a gente aprender sobre o desenvolvimento das crianças”, afirma.

Além do Rio Comprido, os bairros Igarapés, Jardim Emília, São Silvestre Cidade Salvador e Santa Cruz dos Lázaros também receberam as Rodas de Conversa nesta edição da Semana do Bebê.

A Semana do Bebê é realizada em parceria entre a Prefeitura de Jacareí (secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Fundação Cultural de Jacarehy), o Movimento Down, a Associação de Pais dos Autistas de Jacareí e outras Patologias (Apajac), Hospital São Francisco (Programa Follow-up da Criança de Risco), Fraternidade Espírita Cristã Batuíra (Projeto Renascer), Guri na Roça, Comunidade Fanuel, Creche da Obra São José do Nova Jacareí, Cruzada de Assistência, Jam, e a Mantenedora Vicente Decária.
(Secretaria de Comunicação)