Semana do Bebê inicia as Rodas de Conversa sobre fonoaudiologia com gestantes e mães

Semana_Bebe_AlexBrito
Semana do Bebê traz o tema “A 1ª Infância e a Pós-modernidade – A importância do desenvolvimento dos sentidos e a influência da tecnologia no desenvolvimento infantil”. Foto: Alex Brito/PMJ

Começou hoje, na Unidade Municipal de Saúde da Família (UMSF) do São Silvestre, a programação de Rodas de Conversa com gestantes e mães de bebês de 0 a 3 anos de idade. A programação faz parte da 3ª edição da Semana do Bebê, que começou no último dia 9 com o tema “A 1ª Infância e a Pós-modernidade – A importância do desenvolvimento dos sentidos e a influência da tecnologia no desenvolvimento infantil”.

As Rodas de Conversa contam com a participação de profissionais de fonoaudiologia e estão sendo feitas em unidades da Rede Básica de Saúde (UMSFs e UBSs). A programação tem por objetivo orientar as gestantes e mães de crianças com até 3 anos de idade sobre os cuidados fonoaudiológicos com os bebês.

Nestas atividades as gestantes e mães recebem orientações sobre fonoaudiologia como, por exemplo, a necessidade da comunicação entre mães e seus bebês para o desenvolvimento da linguagem da criança e também a como detectar possíveis problemas na fala das crianças”, afirma Sílvia Cristina de Souza Cendreti, responsável pela programação das Rodas de Conversa.

Além da UMSF do São Silvestre, a Roda de Conversa acontecerá também na UMSF do Igarapés (rua Engenheiro Flávio da Silva Freitas, 860) nesta terça-feira (17), às 8h30, e na quinta-feira (19) na UBS Santa Cruz dos Lázaros (avenida Maria Augusta Fagundes Gomes, 1055), às 13h; na UBS Cidade Salvador (rua Cruzeiro, 365), às 10h; na UMSF Rio Comprido (rua Pernambuco, 283), às 10h e na UMSF Jardim Emília (rua Leonardo Gonçalves Caramuru, 234), às 8h30.

A Semana do Bebê é realizada em parceria entre a Prefeitura de Jacareí (secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Fundação Cultural de Jacarehy), o Movimento Down, a Associação de Pais dos Autistas de Jacareí e outras Patologias (Apajac), Hospital São Francisco (Programa Follow-up da Criança de Risco), Fraternidade Espírita Cristã Batuíra (Projeto Renascer), Guri na Roça, Comunidade Fanuel, Creche da Obra São José do Nova Jacareí, Cruzada de Assistência, Jam, e a Mantenedora Vicente Decária.

No dia 20 de maio será feito um workshop com agentes de saúde no EducaMais Jacareí, que fica na avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, 3.595, ministrado pela psiquiatra Michele Barbosa e por Humberto Campinho e Gilda Campinho. No dia 21 o encerramento da Semana do Bebê será feito com a apresentação do filme “O Começo da Vida” e um debate que será realizado no Auditório da Secretaria de Educação, na rua Lamartine Delamare, 69.
(Secretaria de Comunicação)