Semana do Bebê começa na segunda-feira (09)

Foto V_Dia do Bebe (4)
Evento é realizado pela prefeitura de Jacareí com parceiros. Foto: Cristina Reis/PMJ

Com o tema “A 1ª Infância e a Pós-modernidade – A importância do desenvolvimento dos sentidos e a influência da tecnologia no desenvolvimento infantil”, começa nesta segunda-feira (09) a terceira edição da Semana do Bebê.

Segundo a assessora comunitária Maria Cristina de Paula Machado, coordenadora da Comissão de Desenvolvimento Comunitário, o objetivo desta edição da Semana do Bebê é promover a conscientização entre os profissionais que atuam com crianças de zero a três anos de idade. Ela fala sobre a necessidade de alertar pais e mães sobre os cuidados que devem ser adotados em relação ao uso abusivo ou inadequado de aparelhos eletrônicos.

“Os aparelhos eletrônicos são ótimas ferramentas, mas devemos estar atentos sobre o uso abusivo na primeira infância e os reflexos que este uso pode trazer ao desenvolvimento das crianças, como problemas de visão, por exemplo”, afirma Maria Cristina.

Fazem parte do público-alvo do evento os ADIs (Agentes de Desenvolvimento Infantil), profissionais das unidades de saúde e de creches, tanto da rede pública como da privada. Na edição da Semana do Bebê no ano passado participaram cerca de mil pessoas e a previsão para este ano é que o público seja igualado.

O evento é realizado em parceria entre a Prefeitura de Jacareí (secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Fundação Cultural de Jacarehy), o Movimento Down, a Associação de Pais dos Autistas de Jacareí e outras Patologias (Apajac), Hospital São Francisco (Programa Follow-up da Criança de Risco), Fraternidade Espírita Cristã Batuíra (Projeto Renascer), Guri na Roça, Comunidade Fanuel, Creche da Obra São José do Nova Jacareí, Cruzada de Assistência, Jam, e a Mantenedora Vicente Decária.

A abertura da Semana do Bebê será realizada às 13h30 no Auditório da Secretaria de Educação, que fica na rua Lamartine Delamare, 69, e terá palestras com pediatra Lúcia Helena Amato e com Gilda Campinho e Humberto Campinho, membros do Movimento Down.

Na terça-feira (10), às 13h30 na Fraternidade Espírita Cristã Batuíra, será realizada uma roda de conversa com gestantes sobre a importância do brincar e uso da tecnologia. Nos dias 17 e 19 de maio serão realizadas rodas de conversa com gestantes nas unidades de saúde da Rede Municipal nos bairros Cidade Salvador, Jardim Emília, Rio Comprido, Santa Cruz dos Lázaros e São Silvestre.

No dia 20 de maio será feito um workshop com agentes de saúde no EducaMais Jacareí, que fica na avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, 3.595, ministrado pela psiquiatra Michele Barbosa e por Humberto Campinho e Gilda Campinho. No dia 21 o encerramento da Semana do Bebê será feito com a apresentação do filme “O Começo da Vida” e um debate que será realizado no Auditório da Secretaria de Educação, na rua Lamartine Delamare, 69.
(Secretaria de Comunicação)