A Semana Estadual de Mobilização Contra as Arboviroses (Dengue, Zika Vírus e Chikungunya) acontece entre os dias 20 e 24 de março, em Jacareí. O objetivo é envolver a população na campanha para eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti nas residências, locais de trabalho e demais áreas comuns dos bairros e da cidade.

A ação, realizada pelo Governo do Estado, é promovida em Jacareí pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância à Saúde. Ao longo da semana, os trabalhos contínuos de vistoria de imóveis e esclarecimento de dúvidas à população serão intensificados.

“Essa ação é uma grande força-tarefa para combater o mosquito da dengue, focada em eliminar os criadouros do Aedes aegypti na cidade. O combate à dengue precisa do envolvimento de todos, pois é uma tarefa contínua, portanto, é importantíssimo que a população permita a entrada dos Agentes de Combate a Endemias em suas residências, para que o serviço seja realizado. Nossas equipes utilizam uniforme, colete e apresentam o crachá da Prefeitura de Jacareí”, explica Fábio Prianti, diretor da Vigilância à Saúde de Jacareí.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Vigilância à Saúde, pelo telefone (12) 3955-9623.

Análise de Densidade Larvária

O resultado da última ADL (Análise de Densidade Larvária) do município, realizada em janeiro, apresentou um IB (Índice Breteau) de 1,1. O índice apresenta aumento em relação à última análise, realizada no mês de outubro, que foi de 0,4. Os bairros com os maiores índices são os da região central de Jacareí.

De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, quando o índice obtido é menor que 1,0 o resultado é satisfatório; de 1,1 a 3,9 é preciso ficar em estado de alerta; e acima de 4,0 é considerado alto risco.

Prevenção

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada em locais que podem se tornar possíveis criadouros, como vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Dados da Dengue

Em 2023, até o momento, a Diretoria de Vigilância à Saúde recebeu 354 notificações de possíveis casos da doença em Jacareí. Destes, nove estão em investigação. Até o momento, dois casos de Chikungunya, importados de outro município, foram confirmados. O acompanhamento das estatísticas pode ser feito no site da Prefeitura, pelo Portal da Dengue, que é atualizado semanalmente.

Em todo o ano de 2022, foram registrados 718 casos de dengue em Jacareí, dos quais 667 autóctones (moradores que foram contaminados na cidade) e 51 importados (moradores que foram contaminados fora da cidade). Além disso, um caso de Chikungunya, importado de outro município, foi confirmado.

Legenda: Semana de Mobilização Contra as Arboviroses intensifica ações de prevenção à dengue, em Jacareí