Semana de Contação de Histórias anima alunos da Rede Municipal de Educação

Os alunos da Rede Municipal de Ensino estão animados com a Semana de Contação de Histórias, que acontece até o próximo dia 19, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em todas as escolas. Cada unidade está com sua programação, durante o horário escolar.

A Semana Municipal de Contadores de Histórias foi instituída por meio de lei municipal, seguindo os objetivos: disseminar a arte da narrativa; promover encontros e ações de valorização do ofício do contador de histórias, por meio da informação, formação, discussão, expressão de contar histórias; despertar o gosto pelo livro, mediante a leitura expressiva de narrativas; difundir conhecimento das histórias e reconhecer-se pela ancestralidade, evocando as memórias afetivas; contribuir para formação e cadastro de pessoal qualificado; valorizar a diversidade cultural do povo brasileiro, regional e local, contribuindo para a difusão das manifestações verbais, políticas, literárias e musicais, bem como outras manifestações artísticas e culturais brasileiras; e salvaguardar a transversalidade da cultura popular e o seu patrimônio material e imaterial.

“A ideia é que sejam momentos importantes para os nossos bebês e crianças, que se familiarizem e despertem o interesse pelos livros e histórias contadas”, destacou a secretária municipal de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino.  Cada unidade escolar está realizando atividades que contemplem o incentivo às práticas de leitura e contação de histórias. “Cada escola do seu jeito, buscando envolver alunos, servidores e pais”, completou a secretária.

Legenda: Contação de histórias nas escolas