Semana da Dança começa nesta quinta-feira (4) em Jacareí

De 4 a 7 de maio, o município recebe uma programação diversa e gratuita em
celebração à arte da dança

Abrindo a Agenda Cultural do mês de maio, a Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) realiza entre os dias 4 a 7 de maio, a Semana da Dança

A edição de 2023 acontecerá na Sala Mário Lago e no Teatro Municipal Ariano Suassuna, em horários diversos e com entrada gratuita. Uma novidade na programação deste ano é que teremos duas apresentações ao ar livre e na região central também: uma no restaurante Bom Prato (4) e outra no Mercado Municipal (6).

As atrações, que acolhem variadas facetas e gêneros dançantes, têm como objetivo à democratização do acesso à cultura, a integração entre os profissionais de dança, a difusão  das diversas modalidades de dança existentes, além da valorização da arte da dança.

Patrícia Cruz, Diretora de Cultura da FCJ, reforça a importância da Semana da Dança no município. “Será uma oportunidade de prestigiar os artistas locais e também de promover o intercâmbio com companhias de outras cidades”, disse.

Vale lembrar também que, a Semana da Dança atende a Lei Municipal nº 5.983/2015, instituindo o evento como parte do calendário cultural de Jacareí e, os espetáculos contemplados foram selecionados via edital de chamamento público.

Confira abaixo a programação completa. Mais informações e detalhes estão nos canais oficiais de comunicação da FCJ.

11h –  Sapatos Sonoros
Com Espaço de Artes Simone Capucci
O Espaço de arte Simone Capucci traz para o público a apresentação de sapateado com o bailarino Dan Capucci.
Local: Restaurante Bom Prato

19h – Dance style
Com Link Studio de Dança
Dance Stylee apresenta a dança urbana em suas mais variadas facetas.

19h30 – Documentário: PINA
2011, 106 min,  Alemanha, Diretor: Wim Wenders
Desde o início da dança moderna em 1970, poucos coreógrafos tiveram tanta influência no meio como Pina Bausch. O documentário aborda a vida e a carreira da artista e mostra incríveis atuações de sua companhia.

19h – Sem Ar
Com Magesto Cia de Dança
A vida muda rapidamente. A vida muda em um instante. Toda vida tem um fim. O fato é que o luto não é linear; é sentido de forma única e pode proporcionar diferentes histórias. Testemunhando algumas facetas do luto e seu sentido instável, múltiplo: saímos tocados, inspirados, incomodados e acima de tudo, querendo honrar a vida e viver plenamente.

19h30 – Mulher comestível
Com Magesto Cia de Dança
Videodança
Mulher Comestível trata do revisionismo dos contos de fadas na contemporaneidade, promovendo a discussão de intervenções críticas em alguns clássicos da literatura infantil. A intenção é imaginar como seria a vida das princesas e das bruxas a partir de uma perspectiva de igualdade de gênero e independência feminina.

11h – Sapatos Sonoros
Com Espaço de Artes Simone Capucci
Local: Mercado Municipal

17h – O Rio que Habita em Mim
Com Cia o Clã da Dança
O Rio que corre em mim, não é o mesmo Rio que corre em tu, nem em tatu. Sangue. Ancestralidade. Tradição. Genética. Repetição. Possibilidade fluida de ir e vir, reencontrar, reconstruir.” O espetáculo é conduzido por meio de um cortejo, trazendo à cena a simbologia da romaria e da personagem Nossa Senhora Aparecida.

20h –  Cara & Coragem
Com Action Family
Zulu MrJeff  vem desenvolvendo estudos das práticas das danças socias Original Funk Style (Locking ,Popping e Breaking ) por todo território Nacional. Mantendo a essência das vertentes: Capoeira, Black, Samba Soul Funk e Dança de Rua. O instinto da expressão é a comunicação de sensações, sentimentos e ideias por meio do gesto e do movimento.

20h – Deusas
Com Radar da Dança
Antes de abordarmos sobre os nomes das deusas gregas, é importante relembrarmos que os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de diversos deuses e deusas. Esses deuses eram figuras da mitologia grega com forma semelhante à forma humana e personificavam emoções, sentimentos, fatos ocorridos e muito mais.
Local: Teatro Municipal Ariano Suassuna

Legenda: Apresentação Zas Cia da Dança, Semana da Dança 2022