Segurança inicia formação de novos Guardas Civis Municipais

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, realizou nesta segunda-feira (7) a aula inaugural do curso preparatório para os 21 novos guardas-civis nomeados. Os servidores foram aprovados em concurso público realizado em 2015 e completam o efetivo do município.

O treinamento será aplicado ao longo de 115 dias, cerca de cinco meses, e é voltado para formação cidadã, com matérias ligadas aos Direitos e Garantias Fundamentais do Cidadão, Ética Funcional, Direito Penal, Administrativo, além de disciplinas técnicas.

A aula inaugural, realizada na Secretaria de Defesa do Cidadão, foi ministrada pelo prefeito de Jacareí e professor de direito universitário, Izaias Santana, que discursou conceitos sobre segurança pública e o papel que a polícia administrativa exerce no município.

Estavam presentes também, o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Paulo Henrique Domingues, o Corregedor da Guarda, Anderson Ulisses de Araújo Santiago, além de servidores que atuam na diretoria e coordenação da corporação.

De acordo com o prefeito de Jacareí, “uma guarda preparada, é sinônimo de uma cidade mais protegida, com profissionais sérios, focados nos princípios legais de atuação da guarda e respeitando os deveres constitucionais e de cidadania. Eles têm muito a contribuir com Jacareí”.

Durante o curso serão aplicadas disciplinas práticas e teóricas, que serão ministradas em salas de aula da estrutura municipal, em sedes de órgãos conveniados com as Polícias Militar, Civil e Federal, e ainda em vias públicas.

O secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Paulo Henrique Domingues considera que o aumento de efetivo conquistado na atual gestão vai ao encontro das necessidades decorrentes do próprio aumento das ofertas e serviços disponibilizados aos cidadãos.

A cada novo aparelho criado ou ampliado, pressupõe-se a necessidade de que seja oferecido também um serviço de segurança para o munícipe que faz uso desse serviço. Isso sem contar a crescente presença da Guarda Civil em vias públicas, colaborando com os órgãos estaduais e federais no patrulhamento preventivo e ostensivo “, completa o secretário.

Foram efetivados na corporação no último ano, 49 novos guardas-civis, totalizando um efetivo de 328 GCMs.

(Luciana Valadares/ Foto: Cristina Reis/PMJ)