Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão orienta munícipes para evitar golpe do ‘falso sequestro’

Escutar áudio do texto

A Defesa Civil de Jacareí atendeu uma ocorrência de ‘falso sequestro’, envolvendo uma idosa de 84 anos, na manhã de quinta-feira (23). O caso teve início quando uma munícipe procurou a sede da unidade, no Parque Santo Antônio, e relatou que sua patroa estava atendendo uma ligação anônima que informava sobre o sequestro do filho.

Dois agentes acompanharam a munícipe até a residência, nas proximidades da sede da Defesa Civil, e após orientar e tranquilizar a idosa, assumiram o contato telefônico com o golpista do “falso sequestro”, que exigia uma quantia de R$50 mil reais.

Os agentes também acionaram a Guarda Civil, que por meio da Ronda Rural, localizou o filho da munícipe, que no momento estava trabalhando numa área rural da cidade, sem sinal de celular. O filho foi orientado a entrar em contato com mãe para informar que estava bem. Não foi extorquido nenhum dinheiro com o golpe.

“Foi caso atípico, já que a Defesa Civil não atende este tipo de ocorrência. Mas foi muito bem conduzido pelos agentes, que acionaram a Guarda Civil e tudo terminou bem. Nestes casos orientamos a procurar a Guarda Civil ou Polícia Militar”, comentou a secretária de Segurança e Defesa do Cidadão, Eliane Nikoluk.

Por conta do ocorrido, a Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, tem algumas orientações importantes para os munícipes se prevenirem contra o golpe do “falso sequestro”.

Confira as orientações:

  • Não forneça dados pessoais de quem vive na residência, estas informações podem ser usadas por criminosos.
  • Se receber uma chamada deste tipo, mantenha a calma, poiso criminoso sempre demonstra ter pressa em finalizar as negociações.
  • Tente prolongar a conversa com o suposto negociador e, enquanto isso, certifique-se de  que a pessoa supostamente sequestrada esteja bem. Para isso, utilize outro telefone celular e tente localizar o mais rápido possível a pessoa indicada no sequestro.
  • Se você cair no golpe, não deixe de prestar queixa na polícia. De posse de informações como o número de origem da chamada criminosa ou o número da conta em que o “resgate” foi depositado, a polícia pode identificar o criminoso e evitar que mais pessoas sejam vítimas.

 

Qualquer suspeita ou ocorrência, podem ser acionados os seguintes telefones.

Guarda Civil: 153.
PM (Polícia Militar): 190.