Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão em iniciativa para a segurança dos munícipes

A Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, por meio da Gerência de Projetos de Ações de Prevenção, realizou nesta quinta-feira (20), na sala de instrução da secretaria, o lançamento da placa oficial do programa ‘Patrulha do Guarda Amigo’, que tem por objetivo aproximar o serviço da Guarda Civil Municipal (GCM) junto a comunidade, além de contribuir e garantir a segurança dos munícipes.

O evento contou com a presença do vice-prefeito de Jacareí, Edgard Sasaki, de diversas autoridades municipais, líderes comunitários, comando da Guarda Civil Municipal, além da Gerência da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão.

Segundo informações da pasta, o programa visa a aproximação e interação dos vizinhos tendo como aliada a GCM no combate a insegurança e a violência, incentivando a denúncia e promovendo a prevenção de crimes como roubos, furtos, entre outros, em locais mal iluminados, casas abandonadas, terrenos baldios e praças mal conservadas.

Tudo com o intuito de fortalecer entre os moradores a sensação de segurança e colocando em prática ações que contribuam para tal objetivo.

De acordo com o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Paulo Henrique Domingues, “a entrega da placa neste momento é um marco simbólico, que reafirma a tese de que a união e a cooperação entre os cidadãos pode ser uma grande arma contra a criminalidade”. Paulo Henrique ainda salientou que quanto maior o envolvimento e o entusiasmo da sociedade, aliada a orientação e respaldo dos órgãos oficiais de segurança, mais protegida estará a comunidade.

O projeto foi implantado primeiramente no bairro Jardim Califórnia, podendo ser disseminado para os demais bairros de Jacareí.

O início simbólico da fixação das placas designativas nas residências e comércios dos participantes do programa, acontecerá no próximo dia 06 de maio, às 10h.

(Marcio Moura/PMJ – Foto Luiz Cepnho/PMJ)