Secretaria de Saúde realiza ação especial de combate ao tabagismo, em Jacareí

Escutar áudio do texto

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo, até sexta-feira (2), uma ação especial de combate ao tabagismo em escolas, unidades de Saúde e espaços comuns da cidade. O movimento faz alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio, e promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os profissionais das unidades de Saúde estarão, ao longo da semana, realizando ações educativas e mobilizando a população com informações sobre os malefícios do tabagismo. O objetivo é atingir o máximo de pessoas possível, em todas as regiões da cidade.

“Infelizmente, o vício do cigarro é responsável pela morte de milhões de pessoas, todos os anos, ao redor do mundo. Essa é uma importante data para se refletir a respeito dos riscos associados ao uso do tabaco. É nosso papel alertar a população e, também, estimular novos hábitos, para promover uma cidade cada vez mais saudável”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

Tratamento Contra o Tabagismo

Em Jacareí, as pessoas que desejam parar de fumar podem procurar o  CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas), localizado na Avenida Major Acácio Ferreira, 620, Jardim Leonídia.

No local, o paciente é avaliado por uma equipe multidisciplinar, e inicia o tratamento por meio dos grupos de combate ao tabagismo, podendo ser indicado o uso de insumos e medicamentos para auxiliá-lo no processo. Todo o tratamento é realizado gratuitamente pelo SUS.

31 de Maio

O Dia Mundial sem Tabaco é uma data comemorada globalmente, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para destacar os riscos à saúde associados ao uso de tabaco e promover políticas efetivas para reduzir seu consumo.

O uso do tabaco, em suas diversas formas, é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), tais como o câncer e o derrame, além de doenças cardiovasculares. O tabagismo, inclusive, é considerado uma doença epidêmica decorrente da dependência de nicotina.

Legenda: População durante atividades de combate ao tabagismo nas Unidades de Saúde de Jacareí


LEIA MAIS