Secretaria de Saúde realiza ação especial da campanha ‘Novembro Azul’, no pátio dos Trilhos

Escutar áudio do texto

A Secretaria de Saúde de Jacareí realizou, na última quinta-feira (24), uma ação especial da campanha ‘Novembro Azul’, no Pátio dos Trilhos. O objetivo foi alertar homens, de todas as idades, sobre a importância dos cuidados com a saúde e da realização de exames preventivos.

No período da manhã, foram oferecidos serviços de avaliação bucal, testagem rápida de IST/HIV, aferição de pressão e orientações gerais em saúde. “O Novembro Azul é uma campanha muito importante, por isso, ações como esta, nos bairros, são fundamentais. Quanto mais pessoas alertarmos sobre a importância dos exames de prevenção e do tratamento precoce do câncer de próstata, melhor”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

Além do Pátio dos Trilhos, na região central, bairros de todas as outras regiões da cidade também foram contemplado pela ação ao longo do mês de novembro.

Novembro Azul

Durante o mês de novembro, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica as ações de saúde voltadas aos homens com a Campanha Nacional de combate e prevenção ao câncer de próstata, o ‘Novembro Azul’.

Todos os homens, acima de 18 anos, já podem se dirigir até uma das 18 Unidades de Saúde de Jacareí, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para receber as orientações. No local, além de receber informações sobre prevenção do câncer de próstata e outras doenças, os pacientes também são alertados sobre a importância da prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas.

Exames e Consultas

A campanha também conta com solicitação do exame de PSA (Antígeno Específico da Próstata) para homens de 50 anos ou mais, a fim de detectar precocemente alterações da próstata, além da intensificação da oferta de testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, atualização da caderneta de vacinação e avaliação odontológica para a prevenção ao câncer bucal.

Além disso, homens de 40 anos ou mais, portadores de hipertensão arterial ou diabetes, que não comparecem a consulta médica há mais de um ano, podem pré-agendar consultas para a avalição clínica e solicitação de exames.

Legenda: Secretaria de Saúde realiza ação especial da campanha ‘Novembro Azul’, no pátio dos Trilhos