Secretaria de Saúde promove ‘1ª Conferência Municipal de Saúde Mental’ de Jacareí

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, realizará a ‘1ª Conferência Municipal de Saúde Mental’ do município, no dia 30 de março das 8h às 17h. O evento será totalmente online e seguirá as diretrizes do Conselho Nacional de Saúde, com o tema ‘A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS’.

A conferência tem como objetivo impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde), além de aprofundar o debate sobre a reforma psiquiátrica e os cuidados em saúde mental no município, fortalecendo a base territorial, comunitária e familiar.

“Por muito tempo a saúde mental foi tratada como um tabu. É importantíssimo fomentar esse debate em Jacareí e ouvir todos os envolvidos, para que possamos traçar as estratégias para o futuro, tanto a nível municipal, como nacional, tendo em vista que os temas debatidos serão levados para as conferências regional, estadual e nacional de saúde mental”, explica Rosana Gravena, secretária municipal de Saúde.

Para ter acesso ao link para participação da conferência, clique aqui (acesso disponível apenas no dia do evento, para as pessoas devidamente inscritas, de acordo com as regras da conferência).

Participações

Seguindo as regras propostas pelo Conselho Nacional de Saúde, a conferência contará exclusivamente com a presença, online, dos conselheiros do Comus (Conselho Municipal de Saúde), que são os chamados delegados natos, e também pelo grupo dos delegados com direito a voz, que será formado por representantes da Secretaria de Saúde (25%), por trabalhadores da área da Saúde (25%) e por usuários de serviços relacionados à saúde mental no município (50%).

Como Funciona

Os participantes do evento serão divididos, dentro da plataforma online, em quatro grupos, em que irão debater sobre diferentes assuntos ligados ao tema da conferência. Estes grupos deverão elaborar cinco propostas de melhorias, que serão apresentadas e votadas por todos os participantes na plenária final do evento.

As propostas aprovadas serão devidamente encaminhadas para a Conferência Macrorregional, quando serão analisadas juntamente com as de outras cidades da região. Posteriormente, as propostas debatidas nesta conferência serão encaminhadas para as conferências Estadual e Nacional, respectivamente.

Inscrições

Os trabalhadores da área da Saúde que atuam no município, tanto na rede pública quanto na rede particular, poderão participar de um encontro preparatório para definição dos delegados que participarão da conferência, que acontecerá no dia 22 de março, das 9h às 12h. A Secretaria de Saúde irá proporcionar o ambiente online, para que os trabalhadores se organizem e definam, entre si, os 32 representantes que participarão da conferência. Clique aqui para ter acesso ao link da reunião.

Já os usuários de serviços relacionados à saúde mental no município, da rede pública e privada, poderão se inscrever para participar da conferência exclusivamente no dia 23 de março, em qualquer Unidade de Básica de Saúde do município e nos Caps (Centros de Atenção Psicossocial), das 8h às 17h. É preciso comparecer pessoalmente ao local com um documento de identificação com foto. Ao todo, serão 64 representantes desta categoria no evento.

Os 32 profissionais da Secretaria de Saúde que também irão participar da conferência serão definidos pela própria pasta.