Secretaria de Saúde informa como se prevenir contra doenças de inverno

Escutar áudio do texto

Com a baixa nas temperaturas, típicas dos meses de junho e julho, algumas doenças acabam voltando a se tornar frequentes entre a população.

Isso acontece porque, nesta época do ano, o clima acaba ficando mais seco e frio, fazendo com que um grande número de partículas de poeira fiquem em suspensão no ar.

Outro grande vilão são os lugares fechados sem circulação de ar que, por causa do frio, facilitam a transmissão de micróbios causadores de doenças respiratórias.

Entre as doenças mais frequentes, segundo a Secretaria de Saúde, estão os resfriados comuns, gripes, sinusites, amigdalites, laringites, bronquites, broncopneumonias, pneumonias e conjuntivites.

Para evitar essas doenças, a pasta indica que a população evite recintos fechados, com aglomeração de pessoas. Caso não seja possível, é fundamental arejar adequadamente o local como, por exemplo, abrir a janela do ônibus ou da sala de aula. Evite locais com fumaça ou poeira, como queimadas e fogueiras.

Ter uma alimentação adequada e tomar bastante líquido também auxilia na prevenção. Isso sem falar em procurar a Unidade de Saúde mais próxima em caso de suspeita de qualquer doença. É importante não tomar medicamentos sem orientação médica.

Vacinação: Outra importante medida é se prevenir contra a gripe H1N1. Por isso, o município segue vacinando toda a população em suas Unidades de Saúde. A imunização acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Unidades de Saúde: Atualmente, Jacareí possui 18 Unidades de Saúde que estão preparadas para atender a população. Toda a listagem das unidades pode ser encontrada em https://www.jacarei.sp.gov.br/unidades-de-saude/.