Secretaria de Saúde de Jacareí promove ‘Semana de Mobilização para Prevenção da Febre Maculosa’

Escutar áudio do texto

A Secretaria de Saúde de Jacareí, por meio da Vigilância de Zoonoses, está promovendo, até o dia 22 de setembro, a ‘Semana de Mobilização para Prevenção da Febre Maculosa’. O objetivo é divulgar informações sobre a doença, maneiras de evitar o contágio, sintomas e como agir em caso de suspeita do diagnóstico.

Nesse período, profissionais da Vigilância de Zoonoses estão realizando rodas de conversa nas Unidades de Saúde, com pacientes nas salas de espera, funcionários e, também, com participantes dos grupos terapêuticos.

Febre Maculosa

A febre maculosa é uma doença grave que, se não for tratada, pode levar a óbito em até duas semanas. Ela é causada por uma bactéria, transmitida pelo carrapato-estrela, que pode ser encontrado em capivaras, bois, cavalos, gambás e coelhos. A taxa de letalidade da doença é de 75% e a transmissão não ocorre de pessoa para pessoa.

A infecção acontece após o carrapato ficar fixado na pele da pessoa por, ao menos, quatro horas. O período de incubação – intervalo entre a data do primeiro contato com a bactéria até o início dos sintomas – da febre maculosa é de 2 a 14 dias. Portanto, é importante considerar as exposições ocorridas nos últimos 15 dias antecedentes ao início de sintomas.

Sintomas

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:

  • Febre;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia e dor abdominal;
  • Dor muscular constante;
  • Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés;
  • Gangrena nos dedos e orelhas;
  • Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando parada respiratória.

Ao notar os sintomas, a população deve procurar atendimento médico imediatamente. O tratamento é realizado com antibiótico específico, conforme orientação médica.

Prevenção

A principal forma de prevenção é evitar contato com carrapatos. Se a permanência em áreas de mata for inevitável, é recomendável a utilização de roupas claras (para visualizar o carrapato mais facilmente), mangas compridas, botas, calças com elástico na barra, e, se passar em área de risco, fazer uma busca pelo carrapato a cada uma hora e removê-lo imediatamente do corpo.

Legenda: Secretaria de Saúde de Jacareí promove ‘Semana de Mobilização para Prevenção da Febre Maculosa’


LEIA MAIS