Secretaria de Mobilidade Urbana cria bolsões de segurança para circulação de motos na cidade

Escutar áudio do texto

Uma boa notícia para os motociclistas de Jacareí. Na madrugada do último dia 22, a Secretaria de Mobilidade Urbana deu início, na prática, a mais uma ação voltada à redução dos acidentes e melhoria da qualidade da circulação na área central do município: a criação de bolsões de segurança para os condutores de motos.

Com o objetivo de proporcionar maior segurança para os motociclistas, pedestres e também condutores de automóveis, “a iniciativa vai garantir a segurança dos motoristas e dos próprios motociclistas que agora trafegarão de forma segura pelas ruas da cidade”, afirma Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí.

Os trabalhos tiveram início na rua XV de Novembro, região central da cidade e seguem por todo o centro de Jacareí. De acordo com o diretor de Trânsito Rodrigo Gonçalves Hoelzle, “Proporcionar maior segurança para os motociclistas é um dever, diminuindo o conflito com automóveis, uma vez que eles sairão na frente e não disputarão mais os espaços das vias com os automóveis, partindo do princípio que Jacareí é uma cidade de vias estreitas”.

Além da criação dos bolsões de segurança, a Secretaria de Mobilidade Urbana já iniciou na cidade a pintura da sinalização viária, faixas de cruzamentos e também de pedestres e, espera que até o início do mês de março todas as vias da região central estejam dentro dos padrões de sinalização.

Essa é apenas uma das medidas da nova gestão municipal para garantir aos munícipes a segurança no trânsito da cidade.

Números

Apenas em 2016, foram 783 acidentes em Jacareí, sendo 549 com vítimas, totalizando 48 mortes, quatro a mais que os números de homicídios dolosos na cidade, 44 assassinatos em 2016. Das 48 mortes no trânsito ocorridas em Jacareí no ano passado, 32 aconteceram dentro da cidade.

O bolsão de proteção para motos já é uma prática e realizada com êxito em cidades como São Paulo, Goiânia, Barcelona e Madri, obtendo resultados positivos na mobilidade do trânsito, com queda significativa nos acidentes, de acordo com pesquisas atuais.

(Marcio Moura/PMJ) (Foto: Luiz Cepinho/PMJ)