Materiais descartados de forma irregular podem entupir locais que servem de escoamento para água e servir como criadouro do mosquito da dengue

Os trabalhos de combate e prevenção às enchentes não param em Jacareí. De forma contínua, as equipes da Secretaria de Infraestrutura realizam serviços de remoção de entulhos em diversos pontos da cidade.
Diariamente, são recolhidos em média 12 toneladas de material inerte dos córregos, totalizando 360 toneladas por ano. Já nas bocas de lobo, são retiradas três toneladas por dia, resultando em cerca de 90 toneladas por ano de resíduos residenciais. Já nos três piscinões são retiradas anualmente aproximadamente 200 toneladas de material em cada um.
A maior parte dos resíduos encontrados nas bocas de lobo é composta por embalagens, plásticos e materiais de construção. Nos piscinões e córregos, verifica-se a recorrente presença de resíduos como sofás, pneus, plásticos e, sobretudo, materiais de construção civil, evidenciando o descarte irregular.
Cata-treco
Importante ferramenta no descarte de itens inservíveis, o cata-treco percorre os bairros de Jacareí de segunda a sexta-feira, seguindo o cronograma, sendo que um dos dias é destinado ao cata-treco agendado, onde os moradores podem entrar em contato, pelo telefone (12) 3954-0460, ramal 0810, solicitando o serviço em sua rua.
No cata-treco, são coletados materiais que podem acumular água e servir como criadouros do mosquito da dengue. São recolhidos pelo caminhão itens como móveis velhos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, plásticos papelão, vidro e metais em geral. Os moradores devem colocar os materiais na calçada antes do início da operação, até às 6h50.
Além disso, a cidade conta com Sete Locais de Entrega Voluntária (LEV) espalhados por todas as regiões da cidade, que também recebem materiais para descarte. Cinco deles, inclusive, funcionam de segunda a domingo. O endereço de cada um e também o cronograma do serviço de cata-treco, pode ser consultado no Calendário de Zeladoria, disponível no site da Prefeitura.
