Secretaria de Educação lança projeto inovador para professores

Professores reunidos no teatro do EducaMais Jacareí (Foto: Alex Brito/PMJ)

Professores ingressantes na rede municipal de ensino terão formação inovadora

A Secretaria Municipal de Educação lançará, no próximo dia 29, o projeto Formação Inicial de Professores (FIP) no espaço EducaMais Jacareí, às 9h. No evento, será apresentado um novo modelo de formação docente, direcionado a capacitar professores que ingressam na rede municipal de ensino com competências essenciais para o trabalho.

O evento de lançamento, contará com a participação de professores, institutos, fundações e diretores de escolas da rede municipal, dentro outros. Na ocasião, será assinado o decreto que institui o programa.

O projeto
O FIP é uma iniciativa realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Jacareí e o LABi – Laboratório de Inovação Educacional, que tem como parceiros a Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, Fundação SM, Instituto Singularidades e Gera Venture. A capacitação será implantada nas 32 escolas do Ensino Fundamental I a partir deste ano.

Modelo de sucesso
Em todo o mundo, pesquisas sérias têm demonstrado que a formação inicial de professores é insuficiente para desenvolver capacidades, habilidades e competências essenciais para que eles consigam mediar, facilitar e liderar as atividades e rotinas de uma sala de aula com excelência.

Com essa percepção foi criado o FIP, projeto inspirado em modelos bem-sucedidos, implantados em diversos países como Finlândia, Japão, Canadá entre outros. Ele promoverá o acompanhamento do professor ingressante, por meio de uma tutoria com um professor experiente, visando oferecer o suporte e o conhecimento necessários para que o profissional se sinta plenamente capacitado e pronto para enfrentar qualquer desafio.

Esse é um projeto essencial para a melhoria da formação dos professores e, portanto, para a melhoria da qualidade oferecida a todas as nossas crianças e jovens”, afirma o secretário de Educação, João Roberto de Souza.