Secretaria de Assistência Social promove palestra sobre o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, em Jacareí

Escutar áudio do texto

Na manhã desta sexta-feira (26), a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma palestra sobre o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher. O evento, que aconteceu na Sala Mário Lago, teve o objetivo de apresentar os serviços prestados pelo Programa Família Segura, voltado à prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar.

Estiveram presentes servidores das secretarias de Segurança e Defesa do Cidadão, Saúde e Assistência Social. “Essa é uma data muito importante para alertar sobre os casos de violência e maus tratos contra as mulheres, não apenas a violência física, mas também a psicológica e o assédio sexual. É imprescindível o trabalho conjunto, envolvendo diversas secretarias, para que consigamos seguir trabalhando no combate à violência contra a mulher”, explica Juliana Dualibi, secretária de Assistência Social de Jacareí.

Família Segura

Criado em abril de 2019, o programa é voltado à prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar. Liderado pelas Secretarias de Segurança e Defesa do Cidadão, Saúde e Assistência Social, o atendimento psicossocial inicial é feito com a missão de contribuir para o rompimento do ciclo de violência.

A pessoa que identificar uma situação de violência doméstica familiar deverá ir até a sede do projeto, localizado na Av. Major Acácio Ferreira, nº 432, região central, para registrar o relato, ou pelo telefone (12) 3955-9180. Internamente, os profissionais especializados irão verificar qual será o acompanhamento que essa pessoa receberá.

Patrulha Maria da Penha

Dentro do projeto Família Segura, uma viatura da GCM é responsável pela patrulha em todas as regiões da cidade, todos os dias da semana. Durante essa ronda, a equipe passa em endereços cadastrados de todas as mulheres, crianças e idosos assistidos pelo programa, para monitorar de perto a situação de cada um deles.