Saúde promove campanha de prevenção do câncer bucal

Escutar áudio do texto

As Unidades de Saúde de Jacareí realizam uma campanha de prevenção contra o câncer bucal. A ação acontece paralelamente à campanha de vacinação contra a gripe (influenza), que acontece desde o dia 10 de abril e vai até o dia 25 de maio.

A intenção é aproveitar a presença, principalmente de idosos, nas unidades para avaliar e diagnosticar precocemente, caso exista, algum sintoma da doença, que está entre os dez tipos de câncer mais comuns em 2016.

O interessado em receber a vacina da gripe, ao dar entrada nas unidades de saúde, será informado sobre a campanha de prevenção contra o câncer bucal e encaminhado aos procedimentos necessários. O exame é rápido, simples e gratuito, realizado por um dentista da rede municipal de saúde, através de uma técnica de apalpação e observação das regiões da boca. Caso identificado alguma lesão, o paciente será encaminhado para o Centro de Especialidade Odontológica para a realização de mais exames e início de tratamento.

Durante o procedimento de prevenção, o examinado aprende técnicas para realização do autoexame, para que a própria pessoa possa monitorar a região bucal e identificar sintomas que ofereçam risco, como também recebe orientações sobre fatores que aumentam a chance de manifestar a doença, como o tabagismo, alcoolismo, exposição ao sol excessiva sem proteção, além de receber informações sobre a importância de uma alimentação saudável.

O autoexame é uma técnica importantíssima, que pode levar ao diagnóstico precoce da doença e tratamento imediato, elevando muito a chance de cura do paciente. Por isso, não custa conhecer os sintomas visíveis e monitorar a região bucal constantemente”, orienta Renata de Lima Horta Beltrani, supervisora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Jacareí.

A campanha de prevenção contra o câncer bucal acontece nas duas Unidades Básicas de Saúde e nas 15 Unidades Médicas de Saúde da Família (UBS e UMSF). Em 2016, 4.200 idosos foram examinados em Jacareí. A meta de 2017 é atingir o mesmo número, no mínimo.

(Guilherme Mendicelli/PMJ)