‘Saúde Nota 10’ inicia 5ª edição com atendimentos no EducaMais Jacareí

As ações da 5ª edição do programa ‘Saúde Nota 10’, que todos os anos realiza avaliações de saúde para detectar possíveis sintomas e agravos físicos em crianças do 1º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação, iniciam, a partir desta segunda-feira (23), no EducaMais Jacareí. Ao todo, esse público representa mais de 2.600 crianças.

Além de oferecer atenção à saúde integral das crianças, o programa tem o objetivo de identificar doenças que também possam comprometer o desempenho dos alunos no decorrer dos anos letivos, principalmente doenças que são consideradas negligenciadas.

Os alunos da rede são levadas ao EducaMais Jacareí e passam por avaliações que são divididas por estações de especialidades diversas, com avaliação da carteira de vacinação, Acuidade visual (para detectar dificuldade de enxergar à distância); Rastreamento fonoaudiológico (para detectar trocas silábicas); Avaliação odontológica (com prioridade para atendimento nas Unidades de Saúde das crianças com cáries e abscessos dentários); IMC (realização do levantamento epidemiológico de crianças com alteração de peso para ações educativas integradas entre saúde, esporte e educação); Medicação anti-parasitária (as crianças recebem medicação para verminose); e Avaliação Dermatológica (com o objetivo de detectar as doenças de pele, dentre elas a hanseníase. Nos anos anteriores, foi detectado, inclusive, situações de violência contra a criança, o que demandou várias articulações intersetoriais para o cuidado e acompanhamento).

As atividades acontecem nos períodos da manhã e tarde, concomitantemente com o período de aula dos alunos, que são levados ao Educamais Jacareí pela própria escola, responsável pelo calendário de atendimentos. A previsão é que as ações ocorram até o mês de junho, intercalando semana sim e semana não.

“Quanto antes identificarmos possíveis agravos de saúde nas crianças, mais rápido e efetivo pode ser o tratamento. Queremos oferecer atenção integral à saúde de todos, mas, principalmente, para que as crianças cresçam e se tornem adultos saudáveis”, afirma a secretaria de Saúde, Rosana Gravena.

Resultados – Em 2017, a edição do ‘Saúde Nota 10’ encaminhou 52% das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental da Rede de Educação Municipal para atendimento médico. O maior número de encaminhamentos foi para o dentista. De um total de 2.555 alunos previstos pelo programa, 438 faltaram e 731 foram encaminhados para acompanhamento odontológico.

A secretária de Educação, Maria Thereza Cyrino, comentou sobre a importância do projeto para as crianças. “O ‘Saúde Nota 10’ tem uma importância fundamental, com a integração da saúde e da educação, no apoio para que as crianças possam ter condições plenas nessa fase de aprendizagem e alfabetização”, conclui.

Apesar das avaliações serem realizadas em um único dia, caso necessário, há desdobramentos posteriores geradas pelo levantamento individual de cada criança, como seu encaminhamento para consultas e exames nas Unidades de Saúde Municipal, inscrição para práticas esportivas e até acompanhamento no dia a dia escolar, como é o caso de crianças que precisam de acompanhamento nutricional.

O programa é realizado pelas secretarias de Saúde e de Educação e conta com o apoio da Secretaria de Esportes, responsável pelas atividades recreativas enquanto os alunos esperam para serem examinados.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)