Saúde da Mulher é destaque de 1ª plenária municipal

Nesta sexta-feira (17), foi realizada no EducaMais Jacareí, a 1ª Plenária Municipal de Saúde da Mulher. O tema apresentado foi “Saúde das mulheres: desafios para integralidade com equidade”, que tem como objetivo elaborar e propor, em conjunto com os participantes, diretrizes que contribuirão para a elaboração da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, além de reafirmar, impulsionar e efetivar esses princípios e diretrizes no Sistema Único de Saúde (SUS).

O prefeito Izaias Santana fez a abertura do evento e destacou que sempre estudou muito a saúde pública. “Nunca houve uma preocupação da política, definida como meta, que estivesse presente em todos as portas de entrada do serviço público, com a importância da temática da saúde da mulher. Não podemos perder as especialidades. Que esta plenária seja profícua de diagnósticos para cada mulher jacareiense que usa o serviço de saúde”, disse aos presentes.

A secretária de Saúde, que também é a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rosana Gravena, ressaltou que todos estavam felizes com este dia, neste início de mandato. “Estamos inaugurando esta plenária para usuários que precisam do SUS, com o tema ‘Mulher’, que é um tema explorado, que parece antigo mas é muito recente. Estamos ainda muito perto dos problemas”.

A secretária ressaltou que esta plenária é para mostrar os aspectos específicos da mulher, tanto nas normalidades como o parto normal, como na doença. Lembrou a parceria com o hospital São Francisco, que possui um serviço de humanização para estes casos. Rosana falou ainda dos casos de violência sexual e doméstica e ressaltou que a saúde tem que ter um olhar voltado para o recolhimento da mulher. Falou que 90% dos cargos de diretores e gerentes da Secretaria de Saúde está ocupado por mulheres.

Após a abertura do evento foi realizada uma palestra com a assistente social Débora Garcia, que é formada pela UNESP, e atua no Anexo de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Suzano. Também é escritora e produtora cultural. A palestrante parabenizou a Prefeitura de Jacareí pela realização desta plenária.

“Sabemos como é difícil essa mobilização da política pública. É um desafio pensar a política da mulher como hoje aqui. Essa primeira plenária é para pensar em uma perspectiva integral, porque que hoje é muito segmentada. A saúde da mulher está relacionada com a inserção da mulher na sociedade”, falou.

Débora ressaltou ainda que esse discurso de equidade fala sobre as especificidades que cada segmento apresenta. “É um momento propício para pensar as políticas e as propostas para o município, elaborar um plano municipal de política da mulher e pensar na realidade do município. O desafio é discutir a mulher de uma forma geral”, concluiu.

Eixos – Em seguida, os participantes foram divididos em grupos para a discussão de quatro eixos:

Eixo 1 – O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres

Eixo 2 – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres

Eixo 3 – Vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres

Eixo 4 – Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social

De acordo com a Secretaria de Saúde, o tema foi definido pelo Conselho Nacional de Saúde. O Relatório Final da 1ª Plenária Municipal de Saúde da Mulher será encaminhado à 1ª Conferência Macrorregional da Saúde da Mulher para apreciação, que será realizada entre os dias 28 e 30 de março.

Também participaram do evento a secretária de Meio Ambiente Rossana Vasques, a presidente da Câmara Lucimar Ponciano, representantes dos vereadores, da OAB, e do Sindicato dos Servidores Municipais, além de trabalhadores da área da saúde, gestores e usuários do SUS.

(Marta Fernandes/PMJ)