Saúde bucal atende 1.096 crianças de 0 a 4 anos em 2016

saúde bucal
Rede Municipal de Saúde de Jacareí realizou 12.587 procedimentos odontológicos em crianças – Foto: Valter Pereira/PMJ

A Rede Municipal de Saúde de Jacareí atendeu 1096 crianças com idade de 0 a 4 anos entre janeiro e maio de 2016, somente em primeiras consultas. O número de procedimentos realizados, como obturações, por exemplo, chegam a 12.587 nas crianças de 0 a 4 anos nesse período.

O atendimento de saúde bucal infantil começa ainda no pré-natal, que encaminha as gestantes para consultas odontológicas logo na primeira consulta que ela faz na Rede Muncipal de Saúde. A cobertura de consultas odontológicas de gestantes que fazem o pré-natal nas unidades públicas do município atinge cerca de 80%, segundo Renata de Lima Horta Beltrame, supervisora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Jacareí.

O cuidado com a saúde bucal na gestação é importante não só para a mãe, mas também para o bebê. Problemas como inflamação na gengiva e periodonto, por exemplo, aumentam as chances de parto prematuro”, afirma Renata.

Segundo ela, durante a gestação a mãe também recebe orientações sobre cuidados que deve ter com a saúde bucal do bebê logo após o nascimento, como higienização, os benefícios da amamentação para que o bebê tenha um desenvolvimento adequado da dentição e também quais os tipos de mamadeiras, copos e chupetas mais adequados.

No programa Bebê Clínica as crianças devem ingressar com até 01 ano de idade e são acompanhadas até completarem 04 anos pelas Unidades de Saúde e pelo Centro de Especialidades Odontológicos (CEO).

Quando entram nas escolas da Rede Municipal de Ensino, as crianças no 1º passam por avaliações odontológica, oftalmológica, dermatológica e fonoaudiológica.

(Secretaria de Comunicação)