Saúde avança e zera fila por procedimentos

A população de Jacareí tem um motivo a mais para comemorar. A Secretaria de Saúde zerou, até julho deste ano, a demanda reprimida em diversos procedimentos.

O cateterismo, por exemplo, começou o ano de 2017 com aproximadamente 150 pessoas na fila. Após o mutirão e as vagas no DRS (Departamento Regional de Saúde), o município possui apenas cinco casos gerados na primeira quinzena de julho e que aguardam trâmite de autorização.

No caso de ressonância e tomografia com e sem contraste, a demanda também foi zerada.

Na área da neurocirurgia, em janeiro de 2017, o município acumulava 380 pacotes que aguardavam o procedimento desde 2011. Destes, apenas 40 ainda estão aguardando reavaliação.

A secretária de Saúde, Rosana Gravena, comenta que: “sabemos das dificuldades e dos grandes desafios que temos pela frente. Continuamos engajados em melhorar a vida das pessoas e oferecer uma saúde digna a todos os jacareienses”.

Segundo dados da pasta, os próximos procedimentos a serem ‘zerados’ são: ecocardiogramas, ultrassom, doppler de MMII, carótidas, mapeamento de retinas e vasectomias.

O prefeito Izaias Santana, comentou que “nossa equipe de saúde tem se desdobrado para garantir a contratação de profissionais dos exames visando normalizar o atendimento dos munícipes. Cada fila zerada festejamos com a mesma alegria de que quem é atendido”.

Sistema Integrado de Medicina (SIM): De janeiro a maio deste ano, o SIM praticamente dobrou seu número de consultas realizadas.

Foram mais de 42 mil atendimentos especializados aos moradores da cidade. Destes, aproximadamente 4 mil consultas em oftalmologia, 3.700 em psiquiatria, mais de 1.650 em cardiologia, 1.950 em ortopedia, 1.250 em infectologia, 900 em reumatologia, 730 em endocrinologia e 500 em gastroenterologia.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)