Santa Casa de Jacareí tem novo tomógrafo

Novo tomógrafo, que começa a funcionar na sexta-feira (10) – Foto: Alex Brito/PMJ

Começa a operar nesta sexta-feira (10) um novo tomógrafo na Santa Casa de Jacareí. O aparelho já está instalado e é operado por um novo prestador de serviços que faz os exames de imagem no hospital. Os exames de tomografia serão feitos em pacientes internados na Santa Casa ou atendidos no Pronto-Socorro do hospital e também para pacientes externos, encaminhados pela Rede de Saúde Municipal. Para os pacientes externos, o tomógrafo será utilizado a partir desta segunda-feira (13).

O prefeito Hamilton Ribeiro Mota visitou hoje (9) a Santa Casa para conhecer os três novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo dois deles para pacientes que passaram por cirurgia, a nova sala de cirurgia do hospital e também o novo tomógrafo.

“Além de aumentar a capacidade de atendimento na Santa Casa com a nova sala de cirurgia, os novos leitos e o tomógrafo, os pacientes também terão mais conforto, já que não precisarão mais ser levados a outros locais para fazer os exames de tomografia”, afirmou o prefeito.

Com o transporte via ambulâncias para levar os pacientes a outros hospitais para a realização de tomografias, a Santa Casa gastava por mês cerca de R$ 60 mil.

Com a nova sala de cirurgia, o centro cirúrgico da Santa Casa agora conta com quatro salas para procedimentos de média complexidade e uma sala para pequenas e microcirurgias.

De acordo com superintendente da Santa Casa, Luiz Antônio Melhado, no mês de maio foram realizadas 185 cirurgias no hospital, entre procedimentos de urgência e emergências (cerca de 70) e cirurgias eletivas, que são marcadas com antecedência.

Nova sala de Cirurgia da Santa Casa – Foto: Alex Brito/PMJ

Em janeiro a média de cirurgias realizadas na Santa Casa era de 60 por mês. “Com a quarta sala de cirurgia e um melhor aproveitamento dos profissionais que atuam no hospital, nossa meta é realizar entre 200 e 250 cirurgias por mês”, afirma Melhado. A nova sala de cirurgia é equipada com mesa cirúrgica, mesa de anestesia, respiradores, bombas de infusão e bisturi eletrônico.

Na UTI convencional, que atende pacientes da área clínica, o número de leitos passou de 7 para 8 e foi criada uma sala de UTI pós cirúrgica com dois novos leitos. A UTI pós-cirúrgica é isolada da UTI convencional, o que garante maior proteção contra infecção hospitalar aos pacientes em estado pós-operatório.

A Santa Casa realiza mensalmente cerca de 10 mil atendimentos no Pronto-Socorro, 12 mil no ambulatório e cerca de 700 internações. O hospital realiza também cerca de 1.500 exames de imagem (Raio X e tomografia), 1.300 ultrassonografias e cerca de 100 procedimentos de endoscopia e colonoscopia.

(Secretaria de Comunicação)